13 janeiro 21
Sustentabilidade

T

Moda é responsável por 4% dos gases com efeito estufa

A produção é responsável por 70% dos gases da indústria da moda com efeito estufa na atmosfera, resultando os restantes 30% transporte, distribuição e uso do vestuário. Em 2018, o sector moda foi responsável por 4% do total mundial de gases, com 2.106 milhões de toneladas, segundo conclui o relatório ‘Fashion on Climate’, da consultora Mckinsey.

As conclusões avançam que 38% das emissões da indústria da moda correspondem à produção de materiais, 8% à preparação de fios, 6% à preparação de tecidos, 15% ao processo de secagem e 4% aos processos de corte.

Se o sector não adotar medidas de contenção, chegará a 2030 com o dobro do máximo de emissões que foi estabelecido no Acordo de Paris e a consultora propõe três linhas de ação para levar a moda a regressar a padrões menos poluidores. A par de reduzir as emissões na área de produção, é preciso também necessário reduzir as operações das marcas e estimular os consumidores a promoverem mudanças no seu modo de comprar moda.

Produzir material descarbonizado, com melhorias na produção de poliéster, diminuir o uso de fertilizantes e inseticidas na cultura do algodão e o recurso a energias renováveis nas etapas de produção, são outras das propostas de redução, num cenário em que a Mckinsey projecta a emissão de apenas mil milhões de toneladas de gases com efeito estufa na atmosfera.

Partilhar