23 Julho 20
Feiras

António Moreira Gonçalves

Médica é uma montra mundial e cada vez mais portuguesa

A Médica Trade Fair, em Dusseldorf, é o “certame mais importante no sector da saúde e uma montra mundial procurada por visitantes de todos os países”. Nuno Mota Soares, Diretor de Negócios da Barcelcom, um dos expositores portugueses com maior tradição nesta feira, não tem também dúvidas que a próxima edição, de 16 a 19 de novembro, terá uma importância acrescida e especial, sobretudo pela forma como o mercado internacional olha agora para os produtores portugueses.

“Se há cerca de 15 anos os expositores portugueses eram os últimos a ser visitados, porque os compradores preferiam ir primeiro aos grandes players internacionais, hoje somos os primeiros, porque nos é reconhecida uma evolução em termos industriais e de inovação”, é com esta imagem que Nuno Mota Soares resume a evolução que a presença portuguesa na Medica Trade Fair tem registado ao longo dos últimos anos, confirmando a centralidade estratégica que o sector da saúde tem hoje na indústria têxtil portuguesa.

Uma evolução que se reflete nesta edição da feira alemã com o alargamento da ilha From Portugal a um maior número de empresas – as inscrições continuam em aberto através da Selectiva Moda – depois de vários anos em conversações com a organização do evento. O Hall 6, onde se encontra a ilha portuguesa, é um dos mais desejados e a abertura de um espaço extra simboliza uma oportunidade ímpar para as nossas empresas.

Uma oportunidade que servirá também a vontade de afirmação de novas empresas num sector tão especializado e com exigências crescentes. “Nos últimos meses o mercado da saúde cresceu, muitas empresas dedicaram-se aos EPI e conseguiram certificações num momento de emergência, mas será preciso apurar se estão preparadas para exportar e responder aos critérios de exigência internacionais, num sector onde a malha é cada vez mais apertada”, explica Nuno Mota Soares

Com um espectro que vai desde os dispositivos médicos ao vestuário para profissionais de saúde, a feira é o ponto de encontro para empresas e profissionais de todo o mundo. “Em média, por cada edição, temos cerca de 30 reuniões com diferentes clientes, e este ano depois de um primeiro semestre com um grande défice de viagens, ainda serão mais relevantes”, comenta Nuno Mota Soares.

Expositor com larga experiência na feira alemã, a Barcelcom está a desenvolver novos projectos para apresentar na próxima edição. “Para além do portefólio base, com os projectos inovadores que desenvolvemos nos últimos anos, vamos ter mais desenvolvimentos que ainda estamos a ultimar. Nenhum produto é estanque”, explica o representante da empresa que não pára na busca de novos produtos e em 2018 venceu o Prémio Inovação NOS, pelo desenvolvimento das ElectroSocks, umas meias de compressão com propriedades terapêuticas através da electroestimulação.

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