13 novembro 23
Feiras

Ana Rodrigues & Bebiana Rocha

Medica arranca com fortes expectativas para a Comitiva ‘From Portugal’

Começou esta segunda-feira, 13 de novembro, mais uma edição da Medica Dusseldorf, a maior feira de equipamentos médicos e hospitalares. Mais uma vez, as terras germânicas recebem uma forte comitiva ‘From Portugal’, nas quais se incluem Axfilia, Dune Bleue, Heliotextil, Mesosystem, Oasipor, Sancar, Trim NW, Trivialtex e Unifardas, acompanhadas pela Raclac e pelo CITEVE.

Já com mais de 40 anos de história, Trivialtex e Mesosystem estreiam-se neste certame que decorre até ao dia 16 de novembro.

A Trivialtex vê o sector médico como “Interessante e estável” e também como uma oportunidade para chegar aos países nórdicos e à Suíça. “Queremos chegar à Suíça estamos a começar a dar os primeiros passos lá, daí a nossa opção de participar na feira”, diz Cristina Antunes, comercial, em declarações ao T Jornal.

“A feira ainda está muito no início, mas já tivemos duas visitas. É uma feira com grande afluência, esperamos que corresponda às expectativas”, acrescenta. Para a Medica a empresa famalicense trouxe “produtos que podem ser aplicados à área médica, nomeadamente fios têxteis com propriedades medicinais, como aloé vera. Os fios podem ser aplicados em ligas ortopédicas e que permitem que a pele respire e esteja nutrida, por incorporarem óleo de amêndoa”, refere.

Há seis anos como expositora, a Oasipor regressa à feira Medica na expectativa de consolidar contactos já estabelecidos e angariar novos, sobretudo no mercado europeu, como Itália, França e Espanha.

“Estarmos aqui ano após anos ao lado de marcas multinacionais é importante, como se costuma dizer: água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, começa por dizer o CEO José Ribeiro acrescentando que encontra em Dusseldorf também clientes do Médio Oriente. “Para além da Medica fazemos também a Arab Health no Dubai e alguns clientes vêm ter connosco a esta feira”, conta ao T Jornal.

A empresa está a apresentar produtos descartáveis para bloco operatório, material estéril, com opções de packs personalizados. “Investimos em novas instalações para a produção de kits personalizados, de seringas, compressas, e outro material descartável de cobertura cirúrgica. São 2500m2 de salas limpas para produção, num total de 10 mil m2 que temos na fábrica de Penafiel”, partilha em primeira mão o dirigente.

Já o CITEVE encontra-se presente em mais uma edição da Medica, onde expõe os seus projetos ligados à área da saúde. Umas leggings, pensos e uma almofada com características especiais e únicas são os protótipos em exibição.

“Estamos no Pavilhão 6 a apresentar protótipos ligados à área da saúde que visam não só proporcionar melhores recuperações, mas também um melhor sono”, disse Cristina Castro, representante do CITEVE, explanando os diferentes projetos.

“O Wear2Heal são uns leggings que potenciam a recuperação muscular; apresentamos também uns pensos com materiais têxteis que ajudam na cicatrização das feridas, o Tex4Wounds; e, por fim, SmartHealth4All, uma almofada que pretende proporcionar um melhor sono, às pessoas que ressonam ou que dormem em posições diferentes”.

Sendo, ainda, as primeiras horas de feira, Cristina Castro salientou o excelente movimento na entrada da feira, ainda que ainda não tenho chegado aos pavilhões. No entanto, “o CITEVE e as empresas ‘From Portugal’ auguram algo bom”.

A participação das PME portuguesas na Medica é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto From Portugal, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de internacionalização do Portugal 2030.

Partilhar