28 novembro 23
Feiras

Bebiana Rocha

ISPO: From Portugal no centro das atenções em Munique

Uma composta comitiva ‘From Portugal’ está a participar a partir de hoje e até ao próximo dia 30 de novembro, na construção do futuro do desporto através da sua presença na ISPO Munich. As empresas estão divididas por dois stands coletivos, organizados pela Associação Selectiva Moda (ASM), localizados no pavilhão A1 e C1. O primeiro bem ao lado do Sustainability Hub, o centro da sustentabilidade, e o segundo junto ao fórum ISPO Textrends, numa área que ocupa mais de 300m2.

A feira teve um arranque promissor, com clientes nos vários stands, entre eles no da Sancar Premium Socks: “Começamos a ter algum movimento. As expectativas são otimistas, embora não seja a altura ideal: o mercado como sabemos está indefinido, nota-se falta de poder de compra, mas esperamos o melhor”, diz o CEO, Manuel Anjo, em declarações ao T Jornal, esperando sobretudo angariar novos clientes nos países nórdicos. “Queremos os mercados que compram, tanto na área desportiva como casual. Clientes que sejam de valor acrescentado”, continua. Sendo esta uma das mais importantes feiras no calendário da empresa, a Sancar apostou em produtos diferenciadores, em “materiais nobres e sustentáveis” como liocel e bamboo.

Com visitantes nas primeiras horas da manhã esteve também a Olmac: “O nosso espaço reflete toda a tipologia de produto que conseguimos fazer desde os casacos de enchimento com penas a casacos com enchimento sintético. Estamos a apresentar também basic layers, que era algo que não costumávamos trazer para a feira, roupa de trabalho, underwear feminino e masculino, atheleisure, uma amostra de tudo o que somos capazes de produzir”, introduz Olga Jones do departamento comercial. A empresa está aberta a todos os clientes interessados, “venham eles da Ásia, Améria ou Europa”, acrescenta, esperando o maior fluxo de visitas entre a tarde de hoje e o dia de amanhã. “O nosso polo reversível continua a fazer sucesso”, completa a sales director assistant, referindo ainda a sua parceria com a portuguesa A.Sampaio. “A nível de materiais, temos t-shirts feitas com malhas da A.Sampaio, uma delas de poliester reciclado, lã e elastano, uma malha que trabalhamos bastante, mas mais nos casacos midlayer, e que agora conseguimos incorporar um first layer”, conclui, em conversa com o T Jornal.

A comprovar a vasta experiência da ITV portuguesa na temática da sustentabilidade está igualmente o iTechStyle Green Circle, um showcase organizado pela ASM em parceria com o CITEVE, em exposição no pavilhão C1. “Vamos apresentar um total de 12 coordenados com aplicação no atlheisure numa abordagem um pouco diferente na medida em que damos cada vez mais prioridade aos processos de acabamentos sustentáveis e não temos apenas o foco nas fibras”, disse Cristina Castro, relações públicas do CITEVE.

Com uma oferta abrange nas áreas de vestuário, calçado desportivo, acessórios, materiais e até equipamento para piscinas e para desportos de neve estão também as empresas: 2Move Garments, 8000 Kicks, A Fiuza, A. Sampaio & Filhos, Acatel, Beppi, Brandbias Manufacturers, Lda, Carvema Têxtil, Clothius | RDD, Color For Tex, Confecções Calvi, Dehora, Dune Bleue, FLM – Filipe Marinho, Fiorima, Fradelsport, Gormarti, Gulbena, Hanken, Active, J.Caetano, LMA, Lunartex, Mania 4, NCFHK Company, P&R Têxteis, Sidónios Knitwear, SmartInovation, TMG Textiles | MGL e Vale & Vilas Textiles, acompanhadas pela Impetus, JF Almeida, CITEVE e CeNTI.

Esta participação será especialmente recompensadora para as empresas A. Sampaio & Filhos e Acatel, que conquistaram o prémio Best Product nos ISPO Textrends Awards. Amanhã será a entrega oficial dos prémios no palco ‘Pink Stage’, situado no pavilhão B1, pelas 13h15. Serão distinguidos no total 38 produtos portugueses.

A participação das empresas portuguesas na ISPO é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2030, através do Compete 2030 – Programa temático Inovação e Transição Digital.

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