18 outubro 23
Feiras

Bebiana Rocha

JITAC a correr de forma positiva para as empresas ‘From Portugal’

Com dois dias de feira, as empresas ‘From Portugal’ presentes na feita japonesa JITAC mostram-se satisfeitas com o movimento geral nos corredores e stands, que está ao nível das edições anteriores, senão mesmo superior. Num mercado com fortes particularidades regionais, a participação das empresas portuguesas tem tradicionalmente resultado na obtenção de contactos importantes e na posterior realização de negócios.

Nuno Neves, responsável de exportação da Fitecom, é um dos que está agradado com o andamento da participação: “A feira está a correr melhor do que esperava, com uma afluência de clientes superior à estação passada”, afirma em declarações ao T Jornal. “Chegam sobretudo clientes ativos, com os quais já mantemos negócios e que querem dar continuidade”, acrescenta, sublinhando que a “entrada neste mercado tem de ser feita devagarinho”. A qualidade exigida assegurada, assim como a resposta à procura pelo sustentável. “Sendo a nossa oferta de lãs podemos dizer que é um produto de origem por si só sustentável e biodegradável”, recorda Nuno Neves.

É com uma forte aposta na sustentabilidade que a Lemar também trabalha o mercado nipónico. “Os visitantes sentem-se surpreendidos pelo que podemos fazer com certos materiais, como, por exemplo, pneus e plásticos recolhidos dos oceanos ou aterros. Estão abertos a novos materiais e entusiasmados por aprender a utilizá-los”, diz José António, gestor do mercado japonês.

Sobre o ambiente no recinto, o responsável relembra que “é uma feira com características diferentes das europeias, está dividida em três andares, os visitantes começam pelo primeiro piso que é onde estamos, e depois continuam, pelo que a afluência é maior de manhã”, explica. Esta é uma edição importante para a Lemar no sentido em que a empresa está a “reestruturar a estratégia no mercado japonês”, com a introdução de um novo agente.

A participar na feira estão ainda a Albano Morgado, Bold Design Studio, Burel Factory, Casa da Malha, Otojal e Troficolor Denim Makers, na comitiva From Portugal, às quais se juntam a Riopele, Paulo de Oliveira e Penteadora. A feira termina amanhã, dia 19 de outubro.

A participação das PME portuguesas na JITAC é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto ‘From Portugal’, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de internacionalização do Portugal 2030.

Partilhar