Bebiana Rocha
Com dois dias de feira, as empresas ‘From Portugal’ presentes na feita japonesa JITAC mostram-se satisfeitas com o movimento geral nos corredores e stands, que está ao nível das edições anteriores, senão mesmo superior. Num mercado com fortes particularidades regionais, a participação das empresas portuguesas tem tradicionalmente resultado na obtenção de contactos importantes e na posterior realização de negócios.
Nuno Neves, responsável de exportação da Fitecom, é um dos que está agradado com o andamento da participação: “A feira está a correr melhor do que esperava, com uma afluência de clientes superior à estação passada”, afirma em declarações ao T Jornal. “Chegam sobretudo clientes ativos, com os quais já mantemos negócios e que querem dar continuidade”, acrescenta, sublinhando que a “entrada neste mercado tem de ser feita devagarinho”. A qualidade exigida assegurada, assim como a resposta à procura pelo sustentável. “Sendo a nossa oferta de lãs podemos dizer que é um produto de origem por si só sustentável e biodegradável”, recorda Nuno Neves.
É com uma forte aposta na sustentabilidade que a Lemar também trabalha o mercado nipónico. “Os visitantes sentem-se surpreendidos pelo que podemos fazer com certos materiais, como, por exemplo, pneus e plásticos recolhidos dos oceanos ou aterros. Estão abertos a novos materiais e entusiasmados por aprender a utilizá-los”, diz José António, gestor do mercado japonês.
Sobre o ambiente no recinto, o responsável relembra que “é uma feira com características diferentes das europeias, está dividida em três andares, os visitantes começam pelo primeiro piso que é onde estamos, e depois continuam, pelo que a afluência é maior de manhã”, explica. Esta é uma edição importante para a Lemar no sentido em que a empresa está a “reestruturar a estratégia no mercado japonês”, com a introdução de um novo agente.
A participar na feira estão ainda a Albano Morgado, Bold Design Studio, Burel Factory, Casa da Malha, Otojal e Troficolor Denim Makers, na comitiva From Portugal, às quais se juntam a Riopele, Paulo de Oliveira e Penteadora. A feira termina amanhã, dia 19 de outubro.
A participação das PME portuguesas na JITAC é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto ‘From Portugal’, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de internacionalização do Portugal 2030.