05 julho 19
Distinção

T

Isabel Furtado vence Prémio Dona Antónia Consagração

Isabel Furtado, presidente da COTEC e CEO da TMG Automotive, é a premiada da 31ª edição do Prémio Dona Antónia, que esta quinta-feira, dia 4 de julho, foi entregue na Espaço Casa Ferreirinha, em Vila Nova de Gaia. O galardão, instituído pela Sogrape, é o mais importante no que se refere à identificação do empreendedorismo e da excelência no feminino.

Distinguindo todos os anos duas figuras femininas que, pela suas “características humanas e capacidades de empreendedorismo”, tenham replicado o exemplo de Dona Antónia – a mais importante empresária da região do Douro – o prémio escolheu este ano, para além de Isabel Furtado, a empreendedora tecnológica e cofundadora da Talkdesk Cristina Fonseca.

Isabel Furtado, distinguida com o prémio Consagração de Carreira, referiu, na sua intervenção quando recebeu o prémio, a sua “gratidão e profunda honra” em fazer parte de uma lista de “notáveis mulheres” distinguidas com o prémio, entre as quais estão nomes como Maria Barroso, Teodora Cardoso, Leonor Beleza, Maria da Purificação Tavares ou Isabel Mota, entre muitas outras.

A CEO da TMG Automotive, presidente da COTEC e ainda da Associação Empresarial para a Inovação, destacou o papel da empresária que dá o nome ao prémio como evidência do “papel inquestionável” da mulher na construção de uma “sociedade melhor, uma sociedade moderna, mais justa e digna para todos”.

Mas não se esqueceu de salientar que há muito mais a fazer: “nos tempos modernos e conturbados (política e socialmente) que atravessamos, é nossa obrigação, enquanto mulheres e sobretudo enquanto agentes da mudança, contribuir para um mundo mais equilibrado, mais ético e mais transparente”. Defendendo a necessidade de uma crescente “consciência social e ambiental”, Isabel Furtado esclareceu que “é este o nosso desafio e deverá ser o nosso legado”.

Artur Santos Silva, presidente do júri, destacou o papel de Isabel Furtado na transformação da Têxtil Manuel Gonçalves (TMG) numa das principais firmas europeias de têxteis técnicos para a indústria automóvel, apontado a sua “grande capacidade de liderança” como uma das certezas mais estáveis da indústria nacional.

Cristina Fonseca recebeu o prémio Revelação pelo destaque que conseguiu na área das novas tecnologias.

 

Partilhar