29 Junho 20
Moda

António Moreira Gonçalves

Inscrições para o concurso Máscaras com Vida fecham já amanhã

É a última chamada para o concurso português que quer premiar as máscaras mais criativas e imaginativas que foram lançadas com a pandemia. A iniciativa Máscaras Com Vida tem milhares de euros em prémios para projectos de todas as áreas, desde a produção industrial a máscaras caseiras, e as candidaturas só encerram esta terça-feira, dia 30 de junho.

“Temos recebido inscrições sobretudo de designers de moda, que criaram as suas próprias máscaras de protecção durante esta fase”, conta Vitor Verdelho, professor da Universidade Católica e um dos promotores da ideia. As inscrições – que continuam a decorrer através do site do projecto – estão também abertas a empresas que se tenham dedicado à confecção de máscaras e até a particulares que criaram as suas próprias soluções.

É aliás junto da indústria que o concurso pode acrescentar maior valor. Para além do valor monetário – que para projectos indústria se situa nos 5 mil euros – o prémio poderá ser um símbolo distintivo da criatividade das máscaras. “Neste momento já há quase duas mil empresas certificadas na produção de máscaras. Houve um verdadeiro boom em poucos meses e a indústria está agora a olhar para a exportação. Este pode ser um bom cartão de visita”, afirma o responsável pelo concurso.

Com inscrições abertas até esta terça-feira, o Máscaras ComVida tem quatro categorias a concurso: produção industrial, produção em ateliers de costura, produção em casa e improviso circunstancial, sendo que os prémios vão dos 500 aos cinco mil euros. O júri – que será composto por elementos do grupo de voluntários e pelos principais patrocinadores – atribuirá ainda um prémio no valor de 15 mil euros a um projecto considerado excepcional. O T Jornal é media partner da iniciativa.

Partilhar