30 Agosto 2017
El País

T

Inditex dá trabalho a sete vezes mais portugueses do que a espanhóis

O grupo Inditex deu trabalho em 2016 a mais portugueses do que a espanhóis. A conclusão é do El País, que no seu suplemento de domingo Negócios, dedicou uma página à ITV portuguesa.

Num artigo assinado por Fernando Barciela e intitulado “Portugal cose la moda española”, o autor põe em contraponto o êxito português no sector têxtil ao facto de a Espanha estar a perder esse vigor industrial.

“Estas dificuldades – para revigorar a indústria em Espanha – ainda se mantêm, o que explica que a Inditex, que fabrica 15% dos seus produtos no seu país de origem, continue a canalizar mais produção para Portugal do que para a Galiza”, escreve o El País.

O grupo de Amancio Ortega empregou o ano passado mais 10 mil trabalhadores em Portugal (a cifra total é de 42 mil), enquanto esse incremento em Espanha foi apenas de 200 (num total de 6500).

Estas opções têm tido consequências na ITV espanhola. Entre 2008 e 2011 perderam-se 35 mil empregos neste sector em Espanha. O total de trabalhadores do sector têxtil passou assim de 185 mil para 150 mil. “Se compararmos com o que sucedia em 1995, quando a indústria têxtil (espanhola) empregava 280 mil trabalhadores, a perda de emprego foi de 45%”, acrescenta o prestigiado diário espanhol.

Mas, segundo o El País, mudar esta situação vai ser difícil porque as marcas espanholas estão cómodas com esta estrutura. “Seria muito complicado conseguir mão de obra na nossa terra para realizar as tarefas mais primárias do processo produtivo, que está totalmente solucionado, já que existe a capacidade de gerir cada tipo de produção onde resulte mais adequado e nas quantidades exigidas pela procura dos produtos”, explica Alberto Rosa Guisande da federação patronal galega.

Partilhar