18 Maio 2018
Retalho

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Inditex prossegue investimento em “lojas do futuro”

Na busca pela integração perfeita das novas tecnologias no retalho tradicional, a Zara abriu este mês em Tóquio a sua terceira “loja do futuro”, depois de ter estreado o conceito em Londres e Milão. Nas novas lojas da Zara, ainda numa fase de teste, as compras são totalmente efectuadas pelo portal digital.

A viver uma reestruturação contínua para se manter à frente do mercado, o gigante espanhol do vestuário e da “fast fashion” tem vindo a aumentar o seu investimento nas novas tecnologias. Depois de no início do ano ter aberto “lojas do futuro” em Londres e Milão, o conceito é agora experimentado junto do público japonês, com a abertura de uma “pop up store” no centro de Tóquio.

Nestas novas lojas da Zara, o conceito proposto ao público é de uma nova experiência de consumidor, onde o espaço físico serve apenas de exposição e o acto de compra é reservado para espaço digital. O estabelecimento, equipado com leitores de código QR, permite aos clientes realizarem as encomendas para as levantarem na própria loja ou para receberem os artigos em casa.

A integração da tecnologia de “espelhos-ecrã”, onde o vestuário é mostrado no tamanho real, mediante o uso da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), é outra das grandes novidades do novo conceito de retalho da Zara.

A longo prazo, o objetivo do plano estratégico da empresa espanhola é o de diminuir a dependência das suas marcas do retalho tradicional. O Japão foi escolhido para introduzir este novo conceito por ser um dos mercados internacionais onde o comércio electrónico está mais enraizado. A nível global, o público japonês é o terceiro maior consumidor em compras online.

 

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