15 Dezembro 20
Inovação

T

Impetus apresenta amanhã resultados do ProtechSleep

O grupo Impetus apresenta esta quinta-feira os resultados do ProtechSleep, um projecto de inovação desenvolvido em parceria com a Fibrenamics, que ao longo de dois anos desenvolveu vestuário capaz de melhorar as noites de sono dos seus utilizadores. Através de peças multifuncionais, com inovações em nanotecnologia e compressão localizada, a têxtil de Esposende quer ajudar a prevenir e combater os distúrbios do sono.

Melhor sono significa mais saúde e melhor qualidade de vida. Esta é a premissa do projecto ProtechSleep que juntou o grupo Impetus e a plataforma Fibrenamics/Tecminho, da Universidade do Minho, no desenvolvimento de uma nova tipologia de vestuário. Os resultados são apresentados esta quinta-feira, num Open Day online, de inscrição gratuita.

Ao longo dos últimos dois anos, os investigadores do ProtechSleep trabalharam para desenvolver vestuário multifuncional, capaz de prevenir e combater os distúrbios de sono – um problema que afecta cerca de 40% da população mundial, segundo a OMS – e que resulta num constante estado de fadiga, que diminui a qualidade de vida e causa uma baixa de produtividade. A sonolência é ainda uma das causas mais frequentes de erro humano em qualquer profissão e de acidentes de trânsito ou de trabalho.

Sendo que muitas destas noites mal dormidas são causadas por dores, mal-estar, ou apenas variações de frio e calor, o ProtechSleep procurou fazer uso da nanotecnologia e da compressão localizada – já muito utilizada em underwear ou sportswear – para criar novos modelos de vestuário. A equipa de I&D partiu de conceitos como a funcionalização de materiais fibrosos inovadores em estruturas de malha sem costura (Seamless), design de produto inspirado em conceitos biomiméticos e a capacidade do próprio vestuário criar o efeito de “micromassagens”, para desenvolver uma nova geração de vestuário, que incluirá pijamas e vestuário interior.

Partilhar