16 Novembro 20
Sustentabilidade

T

H&M instala máquina que recicla roupa ‘just in time’

A H&M acaba de instalar, na sua loja de Drottninggatan (o centro do comércio de Estocolmo, capital da Suécia), uma máquina que recicla roupa usada em tempo real e perante o cliente, transformando-a numa nova. À procura de moda mais sustentável, a multinacional escandinava decidiu testar o potencial da máquina, a que chamou Looop.

O objetivo é permitir que os clientes vejam as etapas de transformação da roupa. Projetada em parceria com o Instituto de Investigação Têxtil Hkrita e a têxtil Novetex, ambas de Hong Kong, a Looop precisa de oito passos para confecionar um novo produto: a roupa usada é lavada, desfiada, as fibras são filtradas, cardadas e novamente fiadas (com o acrescento de novo fio de origem sustentável, e finalmente é confecionada uma nova peça de roupa. Água e produtos químicos estão fora do processo, que leva algumas horas a ser concluído.

Com a Looop, a H&M está de facto a criar um nicho de mercado, uma vez que os clientes pagam 150 coroas suecas (14,4 euros) para verem a sua roupa velha transformada, ou 100 coroas suecas (9,6 euros) se fizerem parte do programa de fidelização que a marca também lançou.

A H&M revelou que os lucros gerados pelo serviço Looop serão destinados a projetos de investigação sobre a sustentabilidade dos materiais têxteis. A máquina não é um exclusivo da H&M, sendo por isso de esperar que outras marcas venham a aderir ao sistema. Para já, também não se sabe se a H&M vai disponibilizar o sistema Looop noutras lojas da sua cadeia internacional.

Partilhar