15 Fevereiro 2019
Indústria 4.0

T

Guimarães mostra ao governo a importância do projecto I9G

O presidente da Câmara de Guimarães aproveitou a visita do secretário e estado da Economia a algumas empresas têxteis da região para reforçar a importância estratégica do projeto I9G, uma parceria entre o município e a UMinho para responder aos desafios da Indústria 4.0. O projecto vais ser em breve apresentado ao ministro da Economia.

“Trata-se de um projeto para a região, com um programa bem orientado e sistematizado, fazendo com que o conhecimento flua para que as médias e pequenas empresas do têxtil e do calçado façam esta passagem para a área digital de produção”, destacou o presidente da câmara, Domingos Bragança, depois de uma reunião onde o projecto foi detalhadamente explicado ao governante.

O encontro teve lugar contexto de uma visita de João Correia das Neves efectuou na última quarta-feira a empresas têxteis do Vale do Ave, com passagem pela FModa, em Brito, Guimarães, uma unidade têxtil com 75 trabalhadores que exporta integralmente os cerca de 10 de milhões de peças que produz anualmente. Nesta visita (na foto) o governante esteve acompanhado pelo presidente da câmara, Domingos Bragança, e o vereador das Atividades Económicas, Ricardo Costa.

O périplo do secretário de Estado começou pela Gravotêxtil, em Fafe, que se dedica à tinturaria e acabamento de malhas, e teve passagem ainda pela Riler, em Vizela, uma   estamparia que presta serviços de desencolagem, branqueação, tingimento, ramulagem e laminagem para felpos e colchas.

No final, além de enaltecer a capacidade de adaptação dos empresários e empresas aos novos desafios, o governante destacou também a característica de resiliência que o sector têxtil tem dado mostras ao longo do tempo. “O traço mais característico das nossas empresas é a capacidade de adaptação, flexibilidade com os clientes e a resposta às alterações do mercado. Já tivemos altos e baixos, mas sempre construímos soluções e isso é o que está a acontecer na região do Ave, incorporando inovação, serviços e soluções mais ajustadas”, salientou João correia das Neves.

Partilhar