15 fevereiro 19
Aquisições

T

Grupo Wat prepara-se para comprar mais duas confecções

A Wat está prestes a fechar a compra de mais duas confecções, o que lhe deverá permitir fechar o ano com um volume de negócios de oito milhões e um efectivo de aproximadamente 190 pessoas.

Com fábricas em Santo Tirso e Vila das Aves, a Wat integra o grupo RC Europa, uma multinacional catalã, com 16 empresas ativas em diferentes áreas de negócio, desde os eventos até à edição, passando pelo comércio online, a industria gráfica e a têxtil, que se espalham um pouco por todo o mundo: Península Ibérica, mas também Taiwan, Alemanha, Cazaquistão…

A RC Europa entrou no negócio têxtil há cerca de quatro anos, com a We are toddler, uma plataforma de venda online de roupa para criança, diversificando para a produção ao adquirir empresas industriais em dificuldades, como a Engraved e a Nordstark.

“Na produção têxtil e de vestuário nós somos os melhores do mundo. Não achamos que somos, mas somos. Não há quem tenha a nossa qualidade, versatilidade e flexibilidade”, garante Ricardo Almeida, CEO da Wat, explicando a aposta da RC Europa na compra de fábricas no nosso país.

Esta onda de aquisições corresponde à análise feita pelo grupo de que a escassez de mão de obra será um fator determinante no futuro no negócio têxtil.

Vertical (“só não fazemos o fio e as malhas”), produz vestiário técnico, em regime de private label (“temos como principio nunca fazer concorrência aos nossos clientes”) e tem uma posição bastante critica relativamente à excessiva dependência da Inditex (“quando a Inditex espirra, Portugal apanhada uma pneumonia”). 

Partilhar