13 Fevereiro 20
Première Vision

António Moreira Gonçalves

Green Circle em círculo alargado

O projecto Green Circle já era verde e circular – pela afirmação de materiais ecológicos e recicláveis – mas o seu compromisso com os princípios da circularidade torna-se ainda mais literal na Première Vision. Na feira de Paris, o showcase promovido em parceria pelo CITEVE e Selectiva Moda está a estrear um novo layout, com os 20 coordenados, de moda e vestuário desportivo, a serem apresentados em plataformas giratórias. Uma novidade a que se soma um tecnológico e interativo sistema de tablets, que permite a consulta e o donwload de todas as informações do projecto.

“Estamos focados numa comunicação mais assertiva, para que quem passe não fique apenas cativado pelos designs, mas perceba toda a mensagem e os princípios que defendemos”, afirma Paulo Gomes, curador do projecto. “Temos vindo a apurar o conceito do projecto, e cada vez mais queremos reforçar a ideia de produção responsável no seu todo, de responsabilidade com o outro, com os parceiros, com o sistema e com o planeta”, acrescenta.

Uma estratégia que se tem mostrado frutuosa, principalmente ao longo do segundo dia da PV Paris – o primeiro mostrou-se menos movimentado do que é usual – com os visitantes a pararem para ver e a consultarem todas as informações. Através de um novo sistema de tablets, os transeuntes têm a hipótese, não só de consultar todos os detalhes de cada peça, mas também de fazer o download do catálogo, de guardar contactos e de ficar com o nome das empresas envolvidas.

No centro do espaço Smart Creation, o sector da feira dedicado à sustentabilidade, o Green Circle tem em exposição 20 coordenados, sobretudo de moda, mas também com alguns exemplos de vestuário desportivo. Na concepção dos modelos colaboraram 17 empresas nacionais e grandes nomes da moda portuguesa, como Katty Xiomara, João Rolo, Diogo Miranda, Júlio e Inês Torcato, entre outros.

A participação das empresas portuguesas na PV Paris está enquadrada no projecto From Portugal, da Selectiva Moda e ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa a promoção internacional das empresas portuguesas da fileira têxtil. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

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