06 Maio 20
Imprensa

T

Fashion Today: alemães atentos às virtudes da nossa ITV

Duas vezes por ano, uma vez no casco velho da cidade do Porto outra no moderno aeroporto que a serve, o MODtissimo explica ao mundo porque é que a ITV portuguesa está na linha da frente em termos tecnológicos e de sustentabilidade. A publicação alemã Fashion Today descobriu isso mesmo no último MODtissimo.

António Braz-Costa e Cristina Castro, ambos do CITIVE, e Manuel Serrão, CEO da Selectiva Moda, foram as personagens que uma extensa reportagem escrita pela publicação quis identificar como três dos autores dessa condição de liderança internacional do setor ao nível da inovação e da sustentatabilidade.

“Hoje operamos em um mercado globalizado altamente competitivo e extremamente complexo; por um lado, temos de cumprir com os altos padrões técnicos e de segurança da União Europeia e, por outro, temos um nível salarial que não pode competir com os países da Ásia ou da África. Portanto, temos que pensar no futuro e investir em sustentabilidade e funcionalidade. Coisas com as quais ocupamos um nicho, que, principalmente pela proximidade regional das principais economias da União, como a Alemanha ou a França, abrem perspetivas em relação às quais somos permanentemente competitivos”, Braz Costa disse à Fashion Today.

A Alemanha é o terceiro maior mercado de exportação dos têxteis portugueses, destaca a publicação, “mas o interesse das empresas alemãs pode ser ainda maior, razão pela qual o CITEVE está presente em feiras alemãs como a NeonytT e a Heimtextil.

Por seu turno, Manuel Serrão, CEO da Selectiva Moda, entidade organizadora do MODtissimo, disse à publicação alemã encontrar um interesse crescente de compradores estrangeiros, embora o número de visitantes e expositores seja relativamente estável. O evento conta com cerca de 5.000 visitantes nos dois dias, cerca de 10% vindo do exterior. A Alemanha é o segundo país, a seguir a Espanha, com mais visitantes estrangeiros no MODtissimo, disse à Fashion Today.

Partilhar