18 Junho 2018
Inovação

T

Expresso destaca empresas que fabricam meias inteligentes

Barcelcom, A. Fiúza & Irmão, Faria da Costa, MFA, Dune Bleue e Sancar são as cinco produtoras de meias que o semanário Expresso destaca na última edição como exemplos de crescimento e criação de valor com agregação de inovação e tecnologia. O artigo conclui que “até as meias estão a ficar inteligentes e agora já podemos calçar nanotecnologia, chips e fibras especiais que até já libertam medicamentos”, tudo produto da têxtil portuguesa.

Com foco na aposta em I&D feita pelas empresas na concepção e lançamento de novos produtos, o Expresso destaca que mesmo podendo parecer em muitos casos simples peúgas, algumas das meias da nova geração made in Portugal “são verdadeiros dispositivos médicos, prontas a tratar e a prevenir lesões, a libertar medicamentos por via tópica”. Noutros casos, prossegue a jornalista Margarida Cardoso, “ajudam a melhorar o desempenho do atleta e podem ser feitas à medida do pé que as vai calçar”.

Usando a inovação como receita base para crescer e criar valor, este subsector do têxtil português facturou em 2017 quase 140 milhões de euros, refere ainda o Expresso, que destaca o fabrico português de meias inteligentes na capa do caderno de Economia na edição deste sábado do semanário. Também o investimento que os industriais estão a fazer para modernizarem e expandia a suas unidades é referido, sublinhando o artigo que “em alguns casos há taxas de crescimento de 20%”.

 

Partilhar