06 fevereiro 23
Empresas

Bebiana Rocha

Barcelcom investe meio milhão na sustentabilidade

A Barcelcom, têxtil de Barcelos especializada em produtos de compressão graduada, investiu meio milhão de euros em 2022 para se tornar uma empresa ainda mais sustentável e competitiva. A opção foi portanto a de dirigir os investimentos para as áreas da energia e da maquinaria de última geração.

“Desde há uns anos, a empresa tem vindo a desencadear uma pequena revolução na sua cadeia produtiva com o objetivo de se tornar uma indústria que se baseia no conceito de economia circular”, começa por contextualizar Nuno Mota Soares, project & business manager, em declarações ao T Jornal.

“Seja no âmbito energético, com implementação de mais de três mil m2 de painéis fotovoltaicos de última geração e na troca e aquisição de máquinas energeticamente mais eficientes, passando também pelo aumento no uso eficiente de matérias-primas totalmente recicláveis, com destaque para os fios que usam plásticos retirados do lixo oceânico”, concretiza.

A Barcelcom aumentou no ano passado em 24% a sua capacidade produtiva, recorrendo a máquinas mais eficientes, tendo também conseguido a certificação Greenlabel. A empresa usa na sua produção 21% de materia-prima reciclada ou com origem em plásticos reciclados. Por seu lado, os painéis solares fotovoltaicos asseguram “99% de autoconsumo e potência linear nunca inferior a 80%”.

Partilhar