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Foto: Esposende24
Estados Unidos e Alemanha foram escolhidos pelo grupo Impetus como os mercados estratégicos para a sua expansão internacional, após ter consolidado as posições em França e Espanha.
As vendas online foram a ferramenta eleita pela Impetus para penetrar no mercado norte-americano, onde possui uma pequena estrutura em Miami, que serve de apoio à sua presença em importantes plataformas eletrónicas, não só especializadas, como a Underwear Expert, mas também generalistas, como a Amazon, onde o grupo português já está no serviço Prime.
A ProtechDry – uma cueca inovadora, desenvolvida em parceria com a Universidade do Minho, que absorve pequenas quantidades de urina, feita em 95% de algodão, lavável e sustentável – é o produto em que o grupo liderado por Alberto Figueiredo aposta para se estabelecer no exigente mas suculento mercado norte-americano.
O ataque à Alemanha – e suplementarmente às vizinhas Áustria e Suíça – contemplou a contratação de um diretor comercial alemão, com 30 anos de experiência no setor, especialmente alocado aos mercados de língua germânica.
“A estratégia é estar com corners nas grandes cadeias de department stores”, explica Fernando Figueiredo, o administrador da Impetus que há dez anos o departamento de Online Business Sales do grupo.
Concentrar os esforços num pequeno número de mercados escolhidos a dedo é o alfa e o ómega da estratégia de expansão internacional do grupo de Esposende, que fechou o ano passado com um volume de negócios de 44 milhões de euros.
“É preferível sermos fortes em poucos mercados do que estarmos em todo o lado e não sermos fortes em nenhum. É preciso ter escala e dimensão. Não posso investir um milhões de euros em marketing num mercado onde vendo apenas meio milhão”, afirma Alberto Figueiredo, o presidente do grupo.
No mercado espanhol, onde a Impetus tem corners em toda a rede de cerca de uma centena de armazéns El Corte Inglés (para quem fabrica, em regime de private label, as marcas próprias de underwear, como a Emidio Tucci), a Impetus levou a cabo no ano passado uma campanha de marketing orçada em um milhão de euros, que teve Iker Casillas como cara.
“Esta campanha aumentou muito a nossa notoriedade no mercado espanhol”, garante Fernando Figueiredo, acrescentando que Espanha, França (onde estão nas Galerias Lafayette) e Portugal são actualmente os três principais mercados, com vendas equilibradas entre eles, apenas com uma ligeira desvantagem para o nosso mercado.