07 dezembro 18
Indústria

T

Dez anos que fizeram do têxtil um caso de sucesso

Além de representar 10% das exportações nacionais e 3% do PIB, o têxtil assegura 1 em cada 5 empregos da indústria transformadora e espalha do made in Portugal por 189 diferentes destinos em todos os continentes. É em vídeo e com todos os números que o Expresso destaca o caso de sucesso da ITV nacional.

Depois de destacar os grandes números do setor – onde Vieira Pereira atribui ênfase especial ao facto de o volume de negócio por trabalhador ter crescido 44% em dez anos – o diretor-adjunto do Expresso elenca os principais vasos capilares que em conjunto resultaram no sucesso: modernização empresarial e tecnologia, especialização industrial, aposta nos têxteis técnicos; moda e design; e finalmente serviço.

Sem esquecer que parte substancial da ITV está concentrada num raio de 70 quilómetros a do Porto, Vieira Pereira enfatizou que Portugal é o único país do mundo a conseguir apresentar uma “produção integrada de A a Z”, que é também um dos sustentáculos do sucesso do setor. Como o é também a capacidade de resposta e a flexibilidade face às encomendas – o que permitiu que o setor tivesse transferido o ‘core’ da indústria para uma plataforma onde a competitividade se faz pelo valor e não pelo preço.

É por isso que o Expresso salienta o valor do setor – que os industriais conhecem como ninguém: 10% das exportações portuguesas para 189 destinos diferentes; 3% do PIB nacional; um número de postos de trabalho que assegura 1 em cada 5 empregos da indústria transformadora.

Partilhar