22 agosto 22
Indústria

T

Alemanha: preços na produção industrial disparam 37,2%

Os preços na produção industrial na Alemanha aumentaram 37,2% em julho face ao mesmo mês do ano anterior e 5,3% em comparação com o mês anterior – bem mais que os 24,5% de aumento homólogo registado no mesmo mês no caso de Portugal.

Segundo o Departamento Federal de Estatística alemão, este “é o maior aumento de sempre” dos preços na produção industrial na Alemanha desde que este indicador começou a ser publicado, em 1949. Segundo comunicado daquele organismo, em junho, o índice de preços na produção industrial apresentou um aumento homólogo de 32,7%, enquanto em maio a subida foi de 33,6%.

Tal como sucedeu em Portugal, o principal responsável por este aumento foi a subida dos preços da energia, com os bens intermédios (mais 19,1%) e o capital (mais 8%) a influenciarem também significativamente a conta final.

A Alemanha foi o país da União Europeia cujo efeito do aumento dos custos da energia devido à guerra na Ucrânia está a ter mais impacto na economia – dada a dependência daquele mercado em relação ao gás natural russo.

Partilhar