15 abril 20
Guimarães

T

Contextile 2020: Bienal de Arte Têxtil bate recordes

São boas notícias no que à vertente artística do têxtil diz respeito. A Bienal de Arte Têxtil Contemporânea regressa a Guimarães, entre 5 de setembro e 25 de outubro, com a exposição de um total de 59 obras de 50 artistas de 29 países, seleccionadas pelo júri entre 1150 obras apresentadas por 870 artistas de 65 países.

Em comunicado, “a equipa da Contextile 2020 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea congratula-se, e agradece, aos 870 artistas (de 65 países) que propuseram cerca de 1150 obras de arte, respondendo à OpenCall (até 1 de Março) para a Exposição Internacional, dificultando a tarefa do júri, devido à quantidade e qualidade geral das obras a concurso”.

Os organizadores contabilizam um aumento de 40% na participação de artistas e obras, um novo recorde num crescendo que vem desde a edição de 2012, o que são muito boas notícias no contexto de pandemia em que todos nos encontramos, e um forte convite à visita a Guimarães, que definem como Território de Cultura Têxtil.

Para esta edição, a Contextile 2020 convidou um júri multidisciplinar, composto por Lala de Dios (prof.ª História de Arte e do Têxtil, curadora), Janis Jefferies (prof.ª emérita de artes visuais, curadora), Rosa Godinho (artista plástica e têxtil), Jorge Costa (curador e diretor artístico do CAC Graça Morais), Cláudia Melo (diretora artística da Contextile 2020), que reuniram por videoconferência nos dias 3 e 7 de Abril.

“Um longo e difícil trabalho de avaliação”, sublinha o comunicado, que levou à selecção de 59 obras de 50 artistas de 29 países, desde Portugal a vários países europeus, da América do norte e do sul, e asiáticos, segundo os critérios da alta criatividade, originalidade e competência técnica em torno do elemento têxtil, construção, tema, conceito ou material utilizado. E sendo considerado também o conceito temático Lugares de Memória que adotou esta edição da Bienal Contextile.

O Prémio de Aquisição e as Menções Honrosas serão atribuídos no momento de Inauguração da Bienal, a 5 de setembro, em Guimarães. Também em setembro, serão atribuídos os prémios Aquisição ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, e Aquisição ASM – Associação Selectiva Moda.

Partilhar