18 Março 19
Têxteis Técnicos

António Manuel Gonçalves

Colete inovador da Pafil aquece motociclistas da BMW

É um dos produtos mais inovadores da linha de vestuário da BMW e é totalmente produzido em Portugal. Especializada em smart clothing, a Pafil Confecções desenvolveu para a marca alemã um colete de motociclismo com um inovador sistema eletrónico de aquecimento. O produto convenceu tanto que a BMW prolongou o contrato de fornecimento de três para cinco anos.

O colete “Heat UP” (foto abaixo) é apresentado pela própria BMW como a solução perfeita para os que se querem fazer à estrada nos dias mais frios. Produzido pela Pafil Confecções, o colete tem incorporado um sistema eletrónico constituído por cinco placas de aquecimento, dispostas no peito, costa e região lombar, que podem ser reguladas pelo motociclista, de forma a ajustar a temperatura a cada momento.

No catálogo da marca alemã, o colete surge como uma alternativa ao vestuário mais pesado e volumoso, mantendo a função de aquecimento. O sistema térmico é alimentado por uma ligação à própria moto e o controlo permite optar entre três níveis: baixo, médio e alto. Em caso de necessidade, o colete pode ser vestido por baixo de um casaco, ou até mesmo de equipamento de competição.

Para além do sistema electrónico, a peça tem um corte ajustado ao corpo, apresenta uma gola subida e isolante e é confecionado num material respirável, repelente à humidade e estanque ao vento. Todas estas características têm tornado o “Heat Up” num produto de sucesso, de tal forma que ao fim do primeiro contrato de três anos, a BMW decidiu manter a aposta no produto por mais dois.

O colete térmico é um dos exemplos mais paradigmáticas da estratégia assumida pela Pafil em criar vestuário funcional e tecnológico. “Quando a têxtil esteve mal, investimos em tecnologia e na formação de recursos humanos para podermos criar produtos elaborados e com valor acrescentado” explica Rui Pereira, administrador da empresa têxtil, que atualmente está sediada em Barcelos, mas até ao final do ano se vai mudar para umas novas e maiores instalações em Lavra, Famalicão.

Para além do “Heat Up”, a empresa tem no seu portefólio muitos outros produtos de inovação, como vestuário de neve com identificadores de resgate ou casacos com sistemas de aquecimento alimentados a partir de uma bateria, como é o caso do “Men Jacket Hoodie”, recentemente nomeado para os iTechStyle Awards.

2015-bmw-heatup-heated-vest

Partilhar