07 Agosto 20
Indústria

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Colecção cápsula de Katty Xiomara une moda e indústria

Chama-se ‘Visão’ e é um projeto piloto que une a moda à indústria. Uma parceria entre várias entidades do sector que culmina numa coleção cápsula desenvolvida pela designer Katty Xiomara. Nasceu com o propósito de “quebrar barreiras, estigmas, paradigmas e convenções” na crença de que “o futuro está aqui, é digital, é inclusivo, transparente e consciente”.

São estas as principais premissas que uniram numa única ‘Visão’ a Springkode, coordenadora do projeto, a produtora de malhas portuguesa Hata, a Tintex, a Bless International, o Portugal Fashion e a designer Katty Xiomara.

O trabalho em conjunto culmina na coleção ‘Visão’ que, conforme explica Katty Xiomara, é composta por “peças limpas, simples e com algum purismo, quebrado só pelos grafismos e por uma palete de cores que embora neutral salienta o verde e o lilás como pontos de fuga importantes. Mas o que destaca esta coleção é o conceito de partilha destes diferentes pontos de vista, através de uma visão comum de autêntica transparência e sustentabilidade, onde a capacidade de rastreabilidade da matéria prima tem um grande protagonismo”.

A coleção foi criada com recurso a algodão Supreme Green Cotton, plantado e tratado pela Varvaressos, na Grécia. Um processo produtivo que recorre a sementes que não foram geneticamente modificadas e que na sua cadeia consome 40% menos água, utiliza mais de 20% de energia de fontes renováveis, poupando enormes quantidades de CO2 e energia. O fio de algodão foi posteriormente transformado em malha pela Hata, em Viana do Castelo e tingido pela Tintex Textiles, em Vila Nova de Cerveira, e seguirá para ser confecionado pela Bless Internacional, em Guimarães, sob o processo criativo de Katty Xiomara e a coordenação de projeto da Springkode.

Sobre a concretização de ‘Visão’ a designer portuguesa revela que “o maior desafio foi não me sobrepor ao conceito base da Springkode e conseguir com simplicidade reinventar peças básicas, balançando o consumo das matérias primas por forma a obter uma distribuição equilibrada de cores, otimizando as quantidades mínimas necessárias para a produção e tingimento”.

Já Reinaldo Moreira, responsável da Springkode defende que a plataforma online “conecta o consumidor consciente e informado a uma rede de fábricas e criadores com foco na qualidade e na sustentabilidade. A nossa comunidade de fábricas associada à comunidade de designers do Portugal Fashion está carregada de potencial disruptivo e inovador. (…) Queremos mostrar que é possível e economicamente viável trabalhar de forma 100% rastreável, transparente e caminhar para a sustentabilidade da indústria da moda”, conclui. “Dos campos de algodão para a tua casa” serve de mote para este projeto  que permite ao consumidor final conhecer os processos envolvidos na criação da peça que está a usar através de um QR Code que acompanha cada uma delas.

A coleção ‘Visão’ já está disponível para compra no site da Springkode e em regime de pré-encomenda, o que torna o projeto ainda mais sustentável já que só serão produzidas as peças que forem vendidas. Até ao dia 7 de Setembro qualquer pessoa pode aceder ao site e adquirir a sua peça preferida, que será posteriormente confecionada e entregue no final do mês de Setembro.

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