04 março 21
Digitalização

T

CESAE Digital aplaude reforço de competências digitais

O CESAE Digital, Centro de Serviços e Apoio às Empresas na área particular do digital, saúda a aprovação recente pelos deputados do Parlamento Europeu de um apelo para que os Estados-membros aumentem o investimento no sentido de promover melhorias significativas nas competências digitais básicas dos cidadãos europeus.

“É uma boa notícia que em Portugal se reflete na grande ênfase que o Plano de Recuperação e Resiliência já coloca na superação do nosso défice estrutural de qualificações e na aposta na transformação digital entre outras prioridades”, refere o presidente do CESAE Digital, Luís Ribeiro.

Numa resolução aprovada no passado mês de fevereiro sobre a Agenda Europeia de Competências, os eurodeputados apelaram a investimentos significativos para colmatar a lacuna de competências digitais ao nível da população da União Europeia.

Tendo em vista a transição verde e digital, os eurodeputados destacaram a importância da formação e da aprendizagem de novas competências para os trabalhadores de indústrias e setores que estão a passar por mudanças fundamentais. E salientaram que as inadequações e a escassez de competências representam desafios consideráveis para o mercado de trabalho e os sistemas educativos da UE, com 42% dos cidadãos sem competências digitais básicas.

Nesse quadro, são necessários investimentos significativos para eliminar a lacuna de competências digitais e os Estados-membros devem investir mais em desenvolvimento e educação e priorizar a formação e a aprendizagem de novas competências ao nível dos planos de recuperação e resiliência nacionais.

Os eurodeputados estão preocupados com o elevado número de jovens que não frequentam qualquer tipo de educação, emprego ou formação , ao mesmo tempo que querem reter os estudantes estrangeiros depois de se formarem nas universidades da União – sublinhando que conceder aos licenciados acesso à mobilidade intra-UE e a um visto de candidato a emprego pode aumentar a atratividade da União no seu conjunto. Para tal, apelam aos governos para finalmente desbloquearem a proposta do Cartão Azul.

Partilhar