18 novembro 20
Comércio

T

Catalã System Action chega a Portugal em 2021

A System Action, marca de moda feminina fundada em Barcelona em 1986, quer abrir mais uma dezena de lojas no mercado espanhol e ‘dar o salto’ para os vizinhos mercados de Portugal e de Andorra, revela a imprensa espanhola. A empresa, do grupo Paz Torras, quer também aumentar os seus interesses nos canais multimarcas.

O investimento no exterior dar-se-á com a abertura, no próximo ano, de um ‘corner’ no El Corte Inglés de Lisboa e com o estabelecimento de ma franquia em Les Escaldes, Andorra. Depois disso, os próximos passos serão o crescimento para outros mercados. Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Alemanha, são a rota que a empresa catalã pretende seguir. Os mercados internacionais (via site) respondem já por cerca de 10% das vendas da System Action.

A aposta nos canais multimarca, que começará com alguns grandes clientes em Espanha, também faz parte do processo de desenvolvimento da empresa – gizado em plena fase de pandemia. Mas, para a empresa, a Covid-19 afetou a empresa bem menos que algumas das suas concorrentes, uma vez que grande parte de suas lojas estão localizadas em ruas secundárias de cidades pouco dependentes do turismo e apenas uma (Barcelona) está localizada num shopping.

Outro fator a seu favor foi a proximidade: há funcionários de loja que trabalham na empresa há vinte anos, o que os transforma numa espécie de confidente dos clientes, o que acaba por ser fundamental para a criação de uma base de compradores fidelizados.

Atualmente, a empresa opera com 21 lojas e nove ‘corners’ no El Corte Inglés, mas a intenção é abrir pelo menos mais mais dez lojas. Emprega 120 colaboradores e cerca de 95% da produção é feita em proximidade, com o tecido adquirido em Espanha, Portugal, França e Itália.

Partilhar