25 Janeiro 2017
Inovação

T

Camisas de algodão vão repelir manchas e odores

A próxima geração de camisas de algodão vai utilizar uma tecnologia que permite às fibras de algodão repelir líquidos, sujidades e bactérias, protegendo a roupa de manchas e odores. O tecido da camisa é impermeável, mas respirável, permitindo que o suor se evapore através do tecido, o que faz com que fique seco rapidamente.

A novidade foi criada e patenteada pela startup francesa Induo, que desenvolve tecidos de alta performance para moda. A nova tecnologia fica invisível na roupa, o que torna imperceptível qualquer diferença face a uma camisa tradicional de algodão premium. A grande mudança é que a camisa fica protegida de qualquer substância.

As fibras de algodão são tratadas antes de serem fiadas em tecido, ao contrário das outras tecnologias hidrofóbicas existentes no mercado, adicionadas como revestimento sobre a superfície do tecido, o que as faz perder sua eficácia protectora depois de algumas lavagens na máquina.

Esta tecnologia repelente de odor e líquidos é mais um exemplo da ciência da biomimética inspirada na natureza. “A verdadeira sustentabilidade é quando se veste a mesma camisa durante anos em vez de estar sempre a comprar roupas novas”, diz a fabricante.

Partilhar