21 Fevereiro 19
Concurso

T

Bordados de Castelo Branco já têm finalistas

O concurso “Bordado de Castelo Branco e a Moda” entra em 2019 a todo o vapor e os resultados da 1.ª fase já foram tornados públicos. Depois de ter reunido esta segunda-feira, o júri anunciou os três finalistas de cada categoria, numa edição que fica marcada pela forte participação de designers profissionais.

Na categoria de Vestuário, foram eleitos os projectos de Diana Merrelho e das duplas criativas Carlos Arruda/Cláudia Azevedo e Vânia Barros/Lara Cabecinhas. Já no Calçado e Acessórios, a escolha recaiu sobre os trabalhos de Margarida Lopo, Paula Branco e Vânia Barros. Os seus trabalhos distinguiram-se em termos de criatividade, originalidade e inovação, e competem agora pelo 1ª lugar em cada categoria, com um prémio no valor de 1500€.

Na sua terceira edição, o concurso criado para incentivar a integração dos bordados de Castelo Branco em produções de moda tem se revelado cada vez cada vez mais competitivo. “Este ano recebemos cerca de 15 propostas para cada categoria, e notamos uma grande participação de designers já diplomados, o que se traduziu num maior leque de escolhas”, explica Alexandra Cruchinho, coordenadora do concurso promovido pela autarquia local.

Também a pensar na diversidade, a organização convidou este ano o designer Júlio Torcato a integrar Júri. “A ideia é promover gostos e estilos diferentes, e é convidado um designer diferente a cada dois anos. Nas últimas duas edições contamos com a presença da Alexandra Moura, agora convidamos o Júlio Torcato, numa parceria que esperamos prolongar para 2020”, adianta Alexandra Cruchinho.

Nesta segunda fase do concurso, os seis finalistas terão até ao próximo dia 8 de março para entregar os materiais previstos e um protótipo em pano cru, que servirá de base para o júri ordenar os lugares do pódio. Os prémios serão entregues num grande desfile agendado para 14 de Julho, na Fábrica da Criatividade, espaço de uma antiga fábrica do ramo, situada no bairro do Cansado em Castelo Branco.

Para além do designer Júlio Torcado, o júri é composto por um membro da câmara municipal e um representante de cada um dos parceiros do concurso: o Porto Fashion Week, a ANJE-Associação Nacional de Jovens Empresários, a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, a Associação para o Bordado de Castelo Branco e o T Jornal.

Partilhar