29 Dezembro 2016
Empresas

T

ATP promove criação de empresas

A ATP vai realizar no primeiro trimestre deste ano mais dois worshops com o objectivo de facilitar e impulsionar a criação e desenvolvimento de empresas inovadoras e com potencial de internacionalização, em atividades qualificadas e criativas.

Subordinado ao tema “Oportunidade para empreender na fileira têxtil e de vestuário”, os worshops inserem-se no âmbito do Projecto Regeneração ITV (R’ITV) que corporiza uma ação coletiva de dinamização do ecossistema empreendedor da fileira têxtil e vestuário. E é orientada para facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas.

Depois da realização de dois worshops a 13 e 14 deste mês, respectivamente em Famalicão e na Covilhã, a ATP deverá decidir proximamente as cidades que irão acolher estas iniciativas no início do próximo ano. Paulo Vaz, director-geral da ATP, adiantou que a escolha deverá recair em duas destas três cidades: Porto, Braga ou Famalicão.

Os destinatários desta iniciativa são empreendedores atuais e potenciais em atividades qualificadas e criativas no contexto de fileira têxtil e vestuário, nomeadamente: criação, moda e design; tecnologias de informação e comunicação; serviços especializados (engenharia, consultoria, etc.); e ambiente, ecoeficiência e sustentabilidade.

De uma forma mais específica é prestada informação relevante para os interessados, identificando e partilhando boas práticas. Ao mesmo tempo, os participantes têem a oportunidade de perceber as melhores formas de articular e integrar entidades, projetos e ações. Mas também as formas de terem acesso a mecanismos de financiamento. E de facilitar o acesso a estruturas e entidades facilitadoras de processos de capacitação, prototipagem e testes de mercado.

Ao mesmo tempo é também dado conhecimento do Plano estratégico têxtil 2020 – Projectar o desenvolvimento da fileira têxtil e vestuário até 2020 que é dividido em cinco grandes quadros de tendências: o acordo de Livre Comércio União Europeia e EUA (TTIP); a sustentabilidade; a diminuição dos nascimentos e envelhecimento da população; os têxteis técnicos e funcionais; e a relocalização industrial/energia.

Partilhar