04 Dezembro 2017
Cimeira

T

ATP assina protocolo de cooperação com Marrocos

O presidente da ATP, Paulo Melo, integra a comitiva portuguesa que hoje participa na 13ª Cimeira Luso-Marroquina que tem lugar em Rabat, no âmbito da qual assina um acordo de colaboração com a Associação Marroquina da Indústria Têxtil e Vestuário (AMITH). O reforço da cooperação entre as duas entidades está na base do acordo, cujo principal objectivo passa explorar as complementaridades entre os dois sectores em ambos os países.

O facto de a indústria de confecção portuguesa ter cada vez mais dificuldades em encontrar pessoal para trabalhar, tendência que se agravará para futuro, e a possibilidade de deslocalização da produção de empresas é uma das vertentes de trabalho entra as duas associações.

O acordo que hoje é formalizado foi antecedido por encontros e visita recíprocas, das quais resultou também a possibilidade de o Citeve vir a apoiar a indústria têxtil marroquina. A ideia passa por instalar uma sucursal naquele país do Magreb, cujo plano está a ser ultimado com o Ministério da Indústria de Marrocos.

A comitiva portuguesa na cimeira de hoje é liderada pelo primeiro-ministro António Costa e integra ainda os ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do Mar, Ana Paula Vitorino, assim com os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e da Energia, Jorge Seguro Sanches.

Além do presidente da ATP, a delegação portuguesa inclui também os presidentes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), do Instituto Camões e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Partilhar