13 Fevereiro 20
Sustentabilidade

António Moreira Gonçalves

Acatel traduz a ecologia em números e certificações

“Quando dizemos que um artigo é sustentável, perguntam-nos logo porquê”, explica Rui Cepa, Diretor Comercial da Acatel, empresa de acabamentos com ligações à Impetus. Mas para a esta fatal pergunta a resposta leva sempre as certificações e números concretos. Desde 2016 reduziu o consumo de água em 17%, o consumo de energia em 10,3% e as emissões de dióxido de carbono em 11,5%, e exibe também as certificações GOTS, OEKO-TEX e aBluesign  a comprovar o que tem feito para diminuir a pegada ecológica.

Na Première Vision, que decorre desde terça-feira e esta quinta termina em Paris, onde a pergunta é uma constante, a Acatel, está a apresentar um número inédito de produtos sustentáveis. “Completamos a nossa colecção quase só com artigos sustentáveis, que já representa 70% de todo o nosso catálogo”, adianta Rui Cepa.

Tecidos orgânicos com tratamento antibacteriano é um dos produtos que têm registado uma maior procura por parte dos clientes, mas o diretor comercial da Acatel e engenheiro têxtil de formação, afirma que já não é suficiente apresentar artigos com matérias-primas sustentáveis.  “É preciso criar também nos clientes a noção de que a sustentabilidade é o resultado de um trabalho árduo e diário, que também envolve a redução de processos, a escolha de equipamentos, etc”. É por isso que distribui pelos visitantes do seu stand um conjunto de informações relativas aos últimos quatro anos da empresa.

Desde de 2016, através de uma diminuição de processos, na selecção dos artigos e na atualização de equipamentos, a empresa afirma ter reduzido 17% o consumo de água por litro de tecido e diminuído o consumo de energia em 10% (de 4600 para 4.100 teps – tonelada equivalente de petróleo). No que toca à emissão de dióxido de carbono, durante o mesmo período, a Acatel afirma ter reduzido as toneladas de CO2 emitidas de 11.800 para cerca de 10.400.

A mensagem clara em torno da sustentabilidade tornou-se um dos temas centrais do stand da empresa na feira de Paris. “Sem dúvida que é aquilo que mais impressiona os nossos clientes”, reitera Rui Cepa, que regista um interesse crescente por artigos sustentáveis, sobretudo na área dos orgânicos com acabamentos eco-friendly.

A Acatel é uma das empresas que está na Première Vision, no espaço Fabrics, aquele com o maior número de representantes From Portugal.  A participação das empresas portuguesas na PV Paris está enquadrada no projecto From Portugal, da Selectiva Moda e ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa a promoção internacional das empresas portuguesas da fileira têxtil. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Comitiva From Portugal na Première Vision Paris – 11 a 13 de Fevereiro 2020

ACCESSORIES: BORDADOS OLIVEIRA – SOLINHAS

FABRICS: A. SAMPAIO & FILHOS – ACATEL – ADALBERTO ESTAMPADOS – ALBANO MORGADO – AVELANA – FABRICA DE MALHAS SA – CRISPIM ABREU – FAMILITEX – FITECOM – GIERLINGS VELPOR – JOÃO & FELICIANO SA – JOAPS MALHAS – LA ESTAMPA – LEMAR – LMA- alitecno® – LUIS AZEVEDO & FILHOS – LURDES SAMPAIO – NGS MALHAS – OTOJAL- OTS – PAULO DE OLIVEIRA – PENTEADORA – RDD – RIOPELE – SIDÓNIOS KNITWEAR – SOMELOS TECIDOS – TESSIMAX – TEXSER TEXTIL SERZEDELO – TINTEX – TMG FABRICS – TRIMALHAS – TROFICOLOR DENIM MAKERS

MANUFACTURING – PROXIMITY: ANJOS & LOURENÇO – LIMA & COMPANHIA SA – R. LOBO – SIENA – SOEIRO

MANUFATURING KNITWEAR: ORFAMA

SMART CREATION: ADALBERTO ESTAMPADOS – iTechStyle GREEN CIRCLE – RDD TEXTILES – TINTEX TEXTILES

YARNS: JFA – LIPACO – MAF/ FILASA – TEARFIL – TRIFITROFA

Partilhar