T13 Outubro 2016
Empresa

No início era a garagem

No início foi a garagem mas, rapidamente a falta de espaço levou à necessidade de alugar dois armazéns e mais funcionários.

Raposo Antunes

Tudo começa com um trocadilho. Não são 6 dias de têxteis internacionais, mas sim obviamente dos pais Dias e dos seus quatro filhos, também Dias. A história da 6Dias remonta a 28 de Agosto de 2006 quando Carlos Dias (o pai, então com 51 anos) resolveu separar-se empresarialmente dos seus cinco irmãos, todos eles sócios da Irmãos Dias, uma unidade com 200 trabalhadores dedicada à tecelagem, tinturaria e acabamentos e que funcionava precisamente no mesmo sítio onde agora está situada a 6Dias.
Logo que montou a sua empresa, Carlos chamou a filha, engenheira têxtil, para trabalhar com ele. “Despedi-me logo da empresa onde trabalhava”, conta Patrícia Dias que é hoje o rosto principal desta unidade industrial. Nessa altura, Zulmira (hoje com 54 anos), a mãe de Patrícia, ainda era a responsável dos armazéns dos Irmãos Dias. E por lá ficou durante ano e meio, enquanto o marido e a filha lançavam as bases da nova empresa. Pelo meio, houve outro Dias, o filho Hélder, que teve de mudar de vocação. Este engenheiro agrónomo passou-se de armas e bagagem para a nova empresa do pai e é hoje o responsável pela parte logística e pelas compras. “O facto de ter crescido no meio dos tecidos fez com que aceitasse o desafio”, explica.
Para as contas do nome da empresa ficarem certas faltam ainda mais dois Dias. Mas esses, pelo menos por enquanto, só fazem mesmo parte da família, já que uma irmã é veterinária e quer continuar a ser e outro irmão, o mais novo, ainda é um jovem estudante.
De início, o negócio da família Dias começou na garagem da própria casa que habitavam. A falta de espaço levou a que empresa viesse a alugar dois armazéns e fossem contratados alguns funcionários. O grande salto em frente acabaria por ocorrer em Janeiro de 2015 quando a 6Dias se instalou no espaço que agora ocupa. Nessa altura, a empresa tinha como trabalhadores 14 pessoas, além dos quatro Dias foram sendo contratados sucessivamente 10 funcionários. Importavam tecidos (“sobretudo da Europa, agora já é mais da China”, conta Patrícia), tingiam e estapavam. O produto final era vendido a grandes empresas como a Salsa, Tiffosi e Lion of Porches.
Em 28 de Agosto de 2016, ou seja 10 anos depois da fundação, a empresa já tem 20 trabalhadores, produz essencialmente para a exportação (direta ou indiretamente) tecidos utilizados em vestuário. “É um projeto aliciante que começou do zero e em 2015 já teve um volume de negócios de 7 milhões de euros”, resume Patrícia Dias.

A Empresa

6Dias Têxteis Internacionais
Rua André Resende, n.º 78, lugar da Gandra
4785-189 Trofa

Produto: Tecidos, rendas, fazendas, meltons, jacquards, forros em variadas composições Faturação: 7 milhões de euros Principais mercados: Espanha, França, Alemanha, Reino Unido,  Dubai (sendo o maior Portugal) Trabalhadores: 20 Principais clientes: Salsa, Inditex, Sacoor, etc…

Partilhar