21 dezembro 22
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Têxteis portuguesas em força no Climate Smart Network

Pelo menos 416 empresas do sector têxtil e do vestuário nacional já aderiram ao Climate Smart Network, uma plataforma criada pelo International Trade Center (ITC) que certifica o compromisso das PME face à transição para baixas emissões de carbono. Da numerosa lista constam, entre muitas outras, a 6 Dias, JF Almeida, Vilartex, Valérius, Troficolor, A. Sampaio, Trimalhas, TMG, TMR, Colmaco, Tearfil, Sidónios e Somelos.

A plataforma (cuja lista pode ser consultada aqui) foi lançada durante a COP27, realizada no Egipto, e as PME que se juntam à Climate Smart Network são certificadas pelo Global Organic Textile Standard (GOTS), podendo aceder a ferramentas para as ajudar a diminuir as emissões de gases com efeito de estufa.

A adesão implica também um compromisso com objetivos específicos na área ambiental e respetivos prazos para a sua implementação, ao mesmo tempo que podem conectar-se com alguns dos maiores compradores mundiais que estão em busca de fornecedores mais sustentáveis.

Além disso, os compradores que queiram compensar as emissões podem identificar projetos Gold Standard e ir diretamente ao marketplace da organização para comprar créditos de carbono. O acordo com a Gold Standard significa que “os pequenos negócios poderão comprar facilmente os créditos de carbono com maior integridade no mercado, para se assegurarem que o seu dinheiro está a ter um verdadeiro impacto onde mais interessa”, sublinha Sarah Leugers, diretora de estratégia da Gold em mensagem oficial.

De acordo com o ITC, mais de um milhão de empresas já estão num caminho da transição carbónica e, através da plataforma, os compradores poderão ter acesso a dados fiáveis sobre a sua cadeia de aprovisionamento e verificar as credenciais de potenciais fornecedores.

Partilhar