T45 - Julho & Agosto
Serviço Especializado

Farol e Ideias – Um Farol com muitas ideias para a moda

Tem no currículo alguns sucessos televisivos como a mítica Liga dos Últimos, a Biosfera ou o Radar de Negócios, mas nos últimos anos, a Farol de Ideias tornou-se pioneira na produção de fashion films. A trabalhar com várias marcas e empresas da moda e dos têxeis nacionais, a produtora tem conquistado prémios nas últimas edições do Porto Fashion Film Festival. Agora quer liderar a transição para uma nova geração de conteúdos multimédia.

António Moreira Gonçalves

O frenesim criativo nos corredores da Farol de Ideias torna-se palpável quando toda a equipa se junta para mais um brainstorming. Tal como nos filmes de Hollywood, é num quadro branco que vão sendo anotadas e riscadas as muitas ideias que vão surgindo, até se chegar a um consenso. E é através deste processo que vão nascendo programas televisivos, documentários, magazines culturais ou científicos e, mais recentemente, muitos fashion films para marcas e empresas da nossa indústria têxtil e vestuário.

“Nesta empresa torna-se quase obrigatório ter ideias, daí o ‘Farol de Ideias’. E quando estamos reunidos todas os contributos são válidos, porque entre um produtor, um jornalista ou um guionista, cada um tem uma perspectiva diferente”, explica Arminda Deusdado, co-fundadora e CEO da empresa, que actualmente conta com uma equipa de 16 colaboradores.

A produtora foi criada em 2001 por Arminda e Daniel Deusdado, dois jornalistas – ela especializada em ambiente e ele em economia – que decidiram criar novos conteúdos para televisão. Desde esse momento a empresa foi construindo um vasto currículo, onde hoje constam vários projectos bem conhecidos do público, como o Bioesfera, o Radar de Negócios ou o icónico Liga dos Últimos.

Mas com a revolução tecnológica, a Farol aponta agora a sua luz para duas novas áreas: os novos Media e o Fashion Film. “As redes sociais e os smartphones alteraram por completo a forma de produzir e de filmar, hoje em dia os conteúdos têm de ser pensados para o ecrã do telemóvel porque é aí que vão ser vistos”, afirma a CEO da empresa.

Estes novos desafios tecnológicos têm acompanhado uma aproximação da empresa ao mundo da moda. Para além de produzir o magazine Fashion Film Factory, que já passou pela RTP e agora é transmitido pela TVI24, a empresa colabora com o Porto Fashion Film Festival e tem produzido vários filmes para empresas e marcas nacionais.

“A nossa ligação com a moda começou em 2011, quando criamos um projecto de documentário sobre a reutilização e a reciclagem de vestuário, mas a proposta não foi aprovada. Estamos a falar de um tema que na altura era novidade e agora tornou-se uma tendência incontornável”, salienta Arminda Deusdado.

Com o crescimento do festival portuense, o número de pedidos para fashion films tem crescido exponencialmente e o formato parece já ter criado raízes na indústria. “Nos primeiros anos tínhamos de explicar a diferença entre um vídeo institucional e um fashion film. Agora já não é preciso”, afirma.

Para Arminda Deusdado, o conceito de fashion film é muito claro, e representa uma oportunidade única para as marcas de moda. “Quando é feito de forma surpreendente, consegue passar os valores da marca de uma forma subtil, quase sem se perceber que é um produto de marketing”, explica, salientando que o público está cada vez menos receptivo à publicidade tradicional.

Com o número de candidatos para o festival a bater recordes, Arminda Deusdado não tem dúvidas que este é um formato que veio para ficar e começa já a preparar-se para a próxima revolução. “Os fashion films vão se tornar cada vez mais tecnológicos, imersivos e interactivos, com a utilização de tecnologias 3D ou de georeferência. Tudo depende do ritmo a que os telemóveis evoluírem”, avisa.

O Serviço

Farol e Ideias – Informação e Novos Media, Lda
Rua Roberto Ivens 1333 2.3 4450-257 Matosinhos

O que faz? Produz media em diferentes formatos como o documentário, o magazine televisivo ou fashion film Áreas Televisão, cinema e novos meios multimédia Fundação 2001
Equipa 16 colaboradores Escritórios Matosinhos

Partilhar