T34 Julho & Agosto 18
Serviço Especializado

Ajudar a ITV a crescer é o negócio da Pamésa

A sua história anda entrelaçada com a indústria têxtil nacional. Ao longo dos últimos 30 anos, a Pamésa tem ajudado muitas empresas a dar passos firmes na internacionalização das marcas, na inovação dos seus produtos e na formação dos recursos humanos.

António Gonçalves

Com quase 30 anos no mercado, a Pámesa tem no currículo um grande número de trabalhos junto do sector têxtil e continua a olhar para a ITV como um mercado estratégico onde surgem constantemente novas oportunidades. A consultora participou na elaboração do plano estratégico da indústria têxtil até 2020 e procura responder a algumas das grandes necessidades do sector para se manter a par dos mercados internacionais.

Com uma vasta oferta de serviços especializados, que vão desde o desenvolvimento das organizações à gestão financeira, passando pela formação profissional, a Pamésa tem firmado créditos como consultora. Junto da ATP, a empresa realizou vários estudos sectoriais com o objectivo de diagnosticar as necessidades dos empresários da indústria têxtil.

Um exemplo desses trabalhos é o “Manual Prático de Internacionalização”, que elaborou com o objectivo de responder a uma das principais necessidades da ITV nacional: “Tentamos demonstrar como a internacionalização é um risco, mas não a fazer é um risco ainda maior” explica o administrador Eduardo Pereira. Com muitos conselhos práticos sobre a presença em feiras e exposições internacionais, a escolha de parceiros estratégicos ou até a selecção de mercados geográficos, o Manual Prático de Internacionalização permitiu a alguns empresários tomar decisões mais informadas e optimizarem as suas práticas nesta área: “Foi evidente para nós que muitos empresários deram um salto qualitativo fundamental”, afirma Eduardo Pereira.

Para além da internacionalização, a Pamésa tem acompanhado todos os principais temas onde os empresários portugueses têm maiores necessidades, desde a eficiência energética à sustentabilidade, recurso ao financiamento e desenvolvimento de projectos de inovação. A consultora tem utilizado todo este conhecimento especializado para ajudar as empresas a aumentarem os seus níveis eficiência e competitividade e a conseguirem acompanhar os desafios do comércio internacional. Uma das principais áreas de acção tem sido a apresentação de candidaturas a fundos comunitários e a incentivos fiscais. “Nos fundos comunitários temos uma taxa de aprovação de quase 100%, porque fazemos uma análise inicial e percebemos quais são os projectos que têm verdadeiras hipóteses” explica Eduardo Pereira.

Com os olhos postos no futuro, a Pamésa define a transição para a indústria 4.0 como a prioridade para o próximo ciclo. “É preciso explicar aos empresários o que a indústria 4.0 não é mais uma moda, e mostrar-lhes como se devem adaptar e por onde podem começar” adianta Eduardo Pereira, já a abordar a questão central do próximo plano estratégico para a indústria têxtil.

O Serviço

Pamésa – Consultores, Ldª
Edifício Via Norte, Rua do Espido,164 C Salas 207/208
4470-177 MAIA

O que faz? Consultoria de Gestão e Formação Áreas Consultoria Organizacional, Financeira, Marketing, Gestão/Formação de Recursos Humanos e Estudos Setoriais Fundação 1989 Colaboradores 8
Volume de Negócios 600 000€ Escritórios Maia

Partilhar