25 julho 23
Marcas

Ana Rodrigues

Zippy no top 10 mundial da moda infantil

O estudo El Mapa de la Moda 2023 coloca a marca portuguesa Zippy no 10º lugar na lista de líderes da moda de criança. Com os dados a indicarem uma tendência negativa generalizada, os números da marca que integra a Zeitreel do grupo Sonae indicam o contrário.

Nesse sentido, os números recolhidos no estudo produzido pela Modaes e patrocinado pela Big Commerce, indicam que a Zeitreel aumentou em 12% as suas vendas e que a Zippy contava, em 2022, com 110 lojas próprias e 600 pontos de venda multimarca, espalhados por 45 países. Segundo o documento, “a Zippy acelerou a sua expansão internacional nos últimos anos”.

O relatório revela, ainda que, a Sonae continuou a fundir a estrutura da Zippy com a da Losan, marca espanhola que o grupo adquiriu em 2015. O processo teve início em 2019 e culminou em 2022 com a fusão das duas empresas, embora cada marca continue a operar com uma insígnia independente: em Portugal apenas existe como Zippy. “A internacionalização voltou a ser o motor das duas sociedades, que desde 2023 são lideradas por Catarina Leão”, lê-se ainda.

“Embora a maioria das empresas do sector não esteja presente, dificultando a extração de resultados atualizados, a tendência foi negativa em 2022, com uma queda estimada nas vendas de mais de 10%”, afirmou a Moda.es, que acrescenta que o sector está “condicionado pela queda geral da natalidade e pela complexidade de ganhar escala”.

O ranking é liderado pela americana Carter´s e no pódio estão ainda a marca chinesa Semit e a americana The Children’s Place. Seguem-se a francesa ID Kids e Orchestra, a espanhola Mayoral, a britânica Mothercare e as francesas CWF e Petit Bateau. A Zippy encerra o top 10.

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