16 março 23
Empresas

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Zeitreel mantém-se abaixo dos níveis pré-pandemia

A área de vestuário e moda do grupo Sonae – agora concentrada sob a designação de Zeitreel – observou um crescimento dos negócios da ordem dos 12% no final do exercício de 2022, mas mantém-se ainda abaixo dos níveis que conhecia antes da pandemia.

“Após dois anos desafiantes para o sector de moda devido à pandemia, 2022 trouxe novos desafios, nomeadamente um ambiente macroeconómico que afetou a confiança dos consumidores e o rendimento disponível e agravou a estrutura de custos do sector”, refere o grupo Sonae em comunicado enviado à CMVM, relativo aos resultados do exercício anterior.

No entanto, “apesar de ainda abaixo dos níveis de 2019 devido ao contexto, o volume de negócios cresceu 12,0% em termos homólogos”, para atingir os 387 milhões de euros, com um contributo positivo de todas as suas marcas. O EBITDA subjacente ficou praticamente em linha com o valor do ano passado, 27 milhões de euros, “traduzindo uma redução da margem de 0,9 pontos percentuais para 7%, apesar de uma base de custos mais eficiente que permitiu que minimizar o impacto do aumento dos custos operacionais num contexto inflacionário”.

O grupo na sua totalidade reportou um resultado líquido que no final de 2022 diminuiu 17%, para 179 milhões de euros (face aos 215 milhões de 2021), “penalizado pelo esforço” de absorver “parte da inflação e pelo aumento significativo dos custos”, entre outros fatores. O volume de negócios consolidado atingiu 7,7 mil milhões de euros, um crescimento de 10,9% em termos homólogos, “sustentado pelos sólidos ganhos de quota de mercado dos negócios” e “ao investimento na expansão dos negócios”. As vendas online agregadas cresceram 17% e superaram 700 milhões de euros.

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