04 dezembro 19
Crescimento

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Zara e Uniqlo, as únicas da moda em franca expansão

A espanhola Zara e a nipónica Uniqlo são as únicas marcas do mundo da moda que se encontram entre as que mais cresceram em 2019, segundo um relatório da consultora Brand Finance – numa listagem que é liderada pela plataforma social chinesa WeChat, uma espécie de sucedâneo do WhatsApp.

O ranking elenca as 100 marcas que mais cresceram em 2019, com a Zara e a Uniqlo a serem rodeadas por todos os lados pelas marcas chineses e norte-americanas – que lideram o ranking por larga margem, com 39 marcas para cada país.

De acordo com a Brand Finance, as marcas chinesas são as mais dominadoras, conseguindo 20 dos 30 primeiros lugares do Top 100. A marca não proveniente da China ou dos Estados Unidos que surge em primeiro lugar no ranking é a alemã Porsche. Por outro lado, a empresa que alcançou um crescimento mais rápido em 2019 foi a norte-americana Amazon – com a concorrente chinesa Alibaba a estar também na listagem.

A Zara é a única marca espanhola a figurar no ranking, com um crescimento acumulado, segundo a consultora, da ordem dos 151,8% nos últimos cinco anos e uma taxa média anual de crescimento 20,28%.

O relatório surgiu já no início de desembro e tem por base o relatório Brand Finance Global 500 dos últimos quatro anos – documentos onde a Amazon surge quase sempre como a marca mais valiosa do mundo.

A Inditex, dona da Zara, encerrou o exercício de 2018 (concluído em 31 de janeiro) com um volume de negócios de 26.145 milhões de euros, mais 2,3% que no ano anterior, e resultados líquidos de 3.444 milhões, igualmente com um crescimento de 2,3%.

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