17 agosto 21
Sustentabilidade

T

Zara coloca informações detalhadas nas peças Join Life

O caminho da sustentabilidade começa a ser trilhado pelas fast fashion, entre elas a Zara. Com a procura cada vez maior por opções conscientes, a marca espanhola tem apostada na etiqueta Join Life, que serve como garantia que as peças são produzidas de forma sustentável. Esta etiqueta conta agora com informações mais completas relacionadas com as matérias-primas (na sua maioria algodão orgânico) como a sua origem, certificados e detalhes sobre os processos adotados durante a confeção para reduzir o impacto ambiental.

A seleção dos produtos que serão Join Life é feita com base no Higg Index, desenvolvido pela Sustainable Appareal Coalition, e o controlo feito por auditores de empresas externas especializadas. Entre os benefícios ambientais destes produtos estão: serem produzidos com métodos de cultivo orgânico, com fertilizantes naturais que ajudam a conservar os recursos de água doce, com técnicas de cultivo naturais e sem utilizar sementes geneticamente modificados.

Em 2020 foram etiquetados como Join Life cerca de 35% dos produtos, mais 10 pontos percentuais que o objetivo inicialmente estabelecido. Há também uma crescente preferência por linho europeu e poliéster reciclado. No próximo ano a Zara espera atingir os 50% de produtos Join Life e uso a 100% de energias provenientes de fontes renováveis na sede, lojas e centros logísticos. Em 2023 pretende ter a totalidade das fibras celulósicas sustentáveis e algodão sustentável. Em 2025 a prioridade é atingir os 100% de linho sustentável e poliéster, com foco também na redução em 25% da água. Recorde-se que em 2001 a Inditex selou o compromisso da sustentabilidade social e ambiental com a ONU ao assinar o pacto mundial das Nações Unidas.

Join Life 960x560

Partilhar