27 abril 23
Inovação

Maria Monteiro

Zalando testa provadores virtuais de moda para os jeans

A plataforma alemã Zalando está a lançar um projeto-piloto com provadores virtuais para facilitar a compra de jeans, no tamanho certo, em todos os 25 mercados, entre eles Portugal. A partir de agora, os clientes da Zalando Fashion Store podem experimentar diferentes modelos virtualmente, com a ajuda de um avatar.

O projeto-piloto faz parte da iniciativa Size & Fit da Zalando, uma importante área de foco para a empresa. Como parte do piloto, os clientes podem criar o seu próprio avatar 3D. Para o fazer, inserem a sua altura, peso e sexo. Para uma linha selecionada de jeans (22 itens de diferentes marcas), os usuários podem usar o avatar para verificar o cair dos diferentes tamanhos. Mais de 30.000 clientes da Zalando já experimentaram a tecnologia inovadora como parte de projetos-piloto anteriores com a Puma e com a própria marca da Zalando, Anna Field.

“Com as campanhas piloto, queremos entender como os clientes usam a nova tecnologia. Com base nisso, podemos desenvolver uma solução escalável para o futuro. Já podemos ver que o interesse nas campanhas está a crescer: cerca de metade dos clientes tentou mais do que um tamanho no avatar”, disse Stacia Carr, vice-presidente da Size & Fit da Zalando, num comunicado.

Até agora, a Zalando é a única plataforma europeia de e-commerce de moda e estilo de vida com equipa própria responsável exclusivamente pelo tamanho e cair da peça. Em 2020, a empresa ganhou experiência adicional nessa área com a aquisição da especialista suíça em 3D Fusion. Um objetivo importante das iniciativas Size & Fit é evitar devoluções. De acordo com a Zalando, os retornos relacionados ao tamanho são 10% menos para itens com recomendação de tamanho em comparação com itens que não têm recomendação de tamanho.

Partilhar