Bebiana Rocha
É com saldo positivo que a comitiva From Portugal – composta pelas empresas Blackspider, Lemon Jelly, SMF, João Manuel da Costa Flores e Cotton Style – termina hoje, dia 23 de janeiro, a sua presença nas feiras Who’s Next e SIL. A par do mercado francês, a afluência de italianos e espanhóis aos stands portugueses foi muito notória.
“Já não vínhamos expor há alguns anos, está a correr bem, tem servido para recuperar contactos que tínhamos e também fazer novos. Encontrámos sobretudo compradores do mercado francês, espanhol, algumas pessoas da Alemanha, Áustria, Suíça e Itália”, conta Tiago Rodrigues, gestor de projeto da Cotton Style. A empresa está a apresentar na SIL a nova cara da sua marca Mira e fez sucesso com a linha orgânica e interlocks cardados. “Foram os produtos com mais procura, nota-se um reconhecimento da qualidade do made in Portugal”, salienta.
Do lado da Who’s Next, novos contactos também chegaram às mãos das marcas portuguesas: “o saldo é positivo, fizemos os clientes habituais e alguns novos, embora se note menos afluência do que na edição passada”, diz Marco Costa, CFO da Blackspider, empresa detentora da marca Cristina Barros. À semelhança da última temporada, os casacos da marca foram os artigos com mais procura.
A SMF está também a expor as suas novidades SS23. João Ramos, diretor comercial, afirma que “no primeiro dia houve muita gente, no segundo dia menos”. Contudo, foram feitos contactos e registadas encomendas de mercados como Itália e Egipto.
A participação das empresas portuguesas PME na Who’s Next e SIL é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector Têxtil. Esta feira está incluída no projeto “From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.