21 maio 20
Comércio

T

Vietname ultrapassa China como fornecedor dos EUA

O Vietname ultrapassou a China como principal fornecedor do mercado norte-americano da moda – naquilo que são os primeiros sinais de que a longa disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo já está a ter consequências. Em março, as vendas de moda chinesa para os Estados Unidos caíram 52,4% (no acumulado do ano, a queda é de 43,1%) devido à paralisação imposta pela pandemia.

O Vietname conseguiu ‘herdar’ uma parte substancial da produção que a China não pôde manter ao longo dos meses de confinamento, o que fez com que o país que já foi o maior inimigo dos norte-americanos fosse ocupando o lugar de fornecedor deixado vago pelas empresas chinesas. E em março, pela primeira vez, o Vietname ultrapassou a China e tornou-se no maior exportador de moda para o mercado dos Estados Unidos . No acumulado do primeiro trimestre de 2020, as exportações de moda vietnamita para o país norte-americano aumentaram 18,9%.

A Covid-19 explica esta alteração de posições entre fornecedores, mas apenas em parte. O principal contributo para o fim da supremacia da China tem a ver com a longa batalha comercial travada com os Estados Unidos – e que um acordo assinado pouco antes do início da pandemia não foi suficiente para acabar com as animosidades comerciais entre os dois países.

Enquanto as penosas conversações entre as autoridades dos dois países iam decorrendo, as empresas norte-americanas, antevendo o pior, foram à procura da indústria de outros países. Foi aí que surgiu o Vietname – mas também o Bangladesh e, em menor grau, alguns países africanos.

Partilhar