11 Fevereiro 20
Feiras

T

Verde é a cor das esperanças portuguesas na PV Paris

Os têxteis portugueses são um exemplo maior de produção responsável e sustentável. É esta a mensagem que uma ampla comitiva de empresas From Portugal leva à Première Vision Paris, a maior e mais influente feira têxtil da Europa, que arranca esta terça-feira e se prolonga até quinta-feira.

No Parque de Exposições Paris Nord Villepinte, a indústria portuguesa destaca-se pela forte presença de mais de 50 empresas nacionais, que abraçam os vários sectores da feira – abaixo lista completa de todos os expositores From Portugal – e que evidenciam uma visão de todo o espírito ecológico e responsável que é transversal a grande parte da fileira têxtil nacional.

O projecto iTechStyle Green Circle, promovido pelo CITEVE e pela Associação Selectiva Moda, é o símbolo por excelência desta macrotendência, mas cada expositor procura igualmente destacar-se pela aposta em materiais mais amigos do ambiente.

“Temos propostas com fibras naturais orgânicas, fibras recicladas e biodegradáveis. As grandes novidades estão na nossa linha Green Collection, que é hoje a nossa gama de maior peso em todo o catálogo”, exemplifica Conceição Sá, CEO da Lurdes Sampaio, empresa de Famalicão especializada em malhas. “Mantemos a aposta nos materiais sustentáveis, sejam eles reciclados, biodegradáveis, etc”, afirma também João Mendes, administrador da A. Sampaio, empresa especializada em malhas.

“No último ano apostámos em várias certificações: GOTS,GRS, OCS e BCI e a nossa colecção é composta em grande parte por produtos sustentáveis”, relembra Carla Araújo, gestora comercial da Joaps, outra das empresas presentes no segmento Fabrics da PV. No mesmo sector, a Troficolor aposta no upcycling de antigas colecções. “O nosso departamento criativo mais uma vez conferiu especial relevância à preocupação a nível mundial com o meio ambiente”, explica Carlos Serra, CEO da têxtil trofense, especializada em gangas e outros tecidos. “Com o upcycling repensamos e recriamos produtos, logo gastamos na sua produção 0% de água, 0% de  energia, 0% de agentes químicos, e produzimos 0% emissões CO2”, salienta o empresário.

No centro Smart Creation, a portuguesa RDD prepara-se para apresentar um novo material, o Undyed Cotton, uma fibra sustentável, que permite uma poupança de dez litros de água por cada quilograma de malha produzida. “Para além de evitar o desperdício, esta gama de algodão não processado expressa uma estética minimalista e intemporal”, adianta Elsa Parente, CEO da empresa.

A participação das empresas portuguesas na PV Paris está enquadrada no projecto From Portugal, da Selectiva Moda e ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, às quais se junta a presença de outras empresas nacionais, como a Matias & Araújo.

O From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Comitiva From Portugal na Première Vision Paris – 11 a 13 de Fevereiro 2020

ACCESSORIES: BORDADOS OLIVEIRA – SOLINHAS

FABRICS: A. SAMPAIO & FILHOS – ACATEL – ADALBERTO ESTAMPADOS – ALBANO MORGADO – AVELANA – FABRICA DE MALHAS SA – CRISPIM ABREU – FAMILITEX – FITECOM – GIERLINGS VELPOR – JOÃO & FELICIANO SA – JOAPS MALHAS – LA ESTAMPA – LEMAR – LMA- alitecno® – LUIS AZEVEDO & FILHOS – LURDES SAMPAIO – NGS MALHAS – OTOJAL- OTS – PAULO DE OLIVEIRA – PENTEADORA – RDD – RIOPELE – SIDÓNIOS KNITWEAR – SOMELOS TECIDOS – TESSIMAX – TEXSER TEXTIL SERZEDELO – TINTEX – TMG FABRICS – TRIMALHAS – TROFICOLOR DENIM MAKERS

MANUFACTURING – PROXIMITY: ANJOS & LOURENÇO – LIMA & COMPANHIA SA – R. LOBO – SIENA – SOEIRO

MANUFATURING KNITWEAR: ORFAMA

SMART CREATION: ADALBERTO ESTAMPADOS – iTechStyle GREEN CIRCLE – RDD TEXTILES – TINTEX TEXTILES

YARNS: JFA – LIPACO – MAF/ FILASA – TEARFIL – TRIFITROFA

Partilhar