05 maio 22
Inovação

T

UA descobre método para reciclar plásticos

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) descobriu um processo simples e inovador que permite reciclar infinitamente os plásticos PET e, com isso, ajudar a solucionar a imensa poluição do planeta com aquele material e contribuindo para o desenvolvimento da economia circular.

Segundo a academia, das mais de 400 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente, só cerca de 10% são recicladas por não existirem técnicas eficazes para o fazer. “Trata-se de plásticos feitos de polímeros como o PET, muito utilizados em garrafas que são descartadas após uma única utilização ou reciclado um número limitado de vezes já que o processo tende a diminuir a performance do material”.

“Desenvolvemos uma forma simples, mais verde e contínua de fazer reciclagem de poliésteres” refere Andreia Sousa (ao centro na foto), que lidera a equipa de investigação do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, uma das unidades de investigação da UA, citada em comunicado.

A coordenadora do estudo espera que o trabalho agora publicado com honras de capa na prestigiada revista científica Green Chemistry “possa ser um contributo para resolver um problema global”. Dada a importância do trabalho, a revista selecionou mesmo o estudo da UA para figurar entre os 30 de uma coleção especial da Green Chemistry, o 2022 HOT Green Chemistry article.

A investigação demonstra ser possível reciclar poliésteres com o recurso a solventes eutécticos, uma mistura de dois ou três compostos químicos que têm um ponto de fusão mais baixo do que os componentes originais, oferecendo vantagens como baixa toxicidade, biodegradabilidade, sustentabilidade e preparação simples.

Partilhar