27 maio 21
Modelagem 3D

T

Unifardas aposta na produção com tecnologia 3D

A Unifardas, empresa de workwear da Maia, passou a usar tecnologia 3D aplicada ao desenho do vestuário profissional, o que lhe permitirá otimizar a produção – desde logo antecipando possíveis falhas mas também impedindo excedentes – ao mesmo tempo que transfere para os clientes a possibilidade de criarem o próprio fardamento através do site da empresa, com total liberdade no que toca ao design.

A tecnologia – que está cada vez mais presente no setor têxtil – permite uma aproximação à produção mais sustentável, uma vez que dispensa o uso de uma série de materiais na fase pré-produção e induz uma significativa redução do tempo de espera na troca de informação, entre a empresa e o cliente, sendo estas as principais vantagens apontadas pela empresa da Maia. A customização da produção é outra das vantagens da tecnologia, o que tem sido um dos fatores mais procurados pelo lado do cliente.

“O uso de 3D reduz significativamente o desperdício de matéria-prima”, afirma a empresa em comunicado, apontando ainda como outras mais valias o facto de deixarem de ser necessárias amostras, a possibilidade de o cliente ver a peça como um todo e não peça a peça e o facto de facilitar a visualização de detalhes. Mais ainda, a tecnologia permite enquadrar o produto no ambiente para o qual é destinado através da visualização da farda no local de trabalho.

A criação de material para outros departamentos da empresa, como o criativo, merchandising e e-commerce, é mais um dos motivos da empresa especializada em workwear para investir nesta nova tecnologia. Recorde-se que a modelagem 3D consiste em reproduzir formas tridimensionais com recurso a softwares especializados, que resultam em formas, objetos e texturas virtuais.

Com a sustentabilidade a assumir um renovado protagonismo na indústria do vestuário, a Unifardas segue também esse caminho na área do fardamento – e a utilização da tecnologia 3D não podia ser mais indicada, dada a sua capacidade de poupar recursos, tempo, mas também custos.

Partilhar