Mariana D'Orey
Arrancou esta terça-feira em Dusseldorf, na Alemanha, mais uma edição da A + A, considerada o maior e mais importante evento do mundo nas áreas da segurança, proteção e saúde no trabalho. Composta por um congresso e uma outra área de feira/exposição, a A + A, acontece de dois em dois anos.
A. Sampaio, ACS Moldes, Axfilia, Dehora, Dune Bleue, Fall Safe, Heliotextil, Profartic, Sancar Socks, SWS Workwear, Unifardas, Ultra Creative, são as empresas da comitiva ‘From Portugal’ às quais se juntam a Endutex, Raclac e o CITEVE, participam em mais uma edição do certame até 27 de Outubro.
O mote deste ano é o tema ‘Inspirations for a better work environment’. Um mote alinhado com mais uma participação da portuguesa Unifardas, que marca presença na A+A desde 2019. “Em 2020 lançámos uma coleção sustentável com modelos direcionados para os profissionais de saúde e bem-estar – HISI Collection, desenvolvida a partir de tecidos sustentáveis. Hoje, em 2023, a HISI representa todos os artigos comercializados na loja online da Unifardas onde os conceitos de mobilidade e sustentabilidade se encontram. (…) Levamos também outra coleção, direcionada para a indústria, onde introduzimos o conceito da sustentabilidade baseado sobretudo no Ecodesign”, descreve Bruno Azevedo.
Com os olhos postos no mercado europeu e em alguns países do continente africano, a Unifardas não tem dúvidas que a A + A “é já um marco no calendário, pois acreditamos que a nossa participação traz sempre um saldo positivo, seja no que diz respeito a vendas e reconhecimento seja no que se relaciona com o nosso crescimento individual e coletivo”, remata Bruno Azevedo.
Do mesmo modo, a Profartic, que se estreia na A+A com a marca Martiform, considera “dos principais eventos na área de professional workwear, torna-se uma feira relevante a considerar no plano”. Quem assim o considera é Ânia Martins, sales director da empresa, que revela o tema da coleção a ser apresentada em Dusseldorf: Earth Harmony. É com esta nova coleção que a Martiform espera “fortalecer o brand positioning” e “encontrar na feira clientes de perfil mais profissional” explica ainda a sales diretor da marca orientada para os mercados alemão, italiano e francês
Igualmente confiante está a Dehora que depois de ter duas edições como expositor e quatro como visitante, é peremptória em afirmar “os maiores players do secctor estão todos nesta feira a expor ou a visitar. A vantagem do contacto pessoal é a facilidade com que se trocam ideias, se debatem projetos e se encontram soluções entre uma amena conversa e uma discussão técnicas sobre materiais e produtos.”, considera Noélia Sampaio. À procura de clientes “com produtos técnicos na área de PPE’S” a empresa espera alargar a sua rede de clientes através da apresentação do seu portfólio e competências associadas.
A participação das PME portuguesas na A + A é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto From Portugal, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de internacionalização do Portugal 2030.