08 julho 22
Formação

Bebiana Rocha

UBI abre curso de Tecnologia e Produto de Moda Sustentável

É para potenciar ainda mais a veia sustentável da ITV nacional que a Universidade da Beira Interior criou uma nova licenciatura em Tecnologia e Produto de Moda Sustentável. O curso abre já no próximo ano letivo para formar profissionais com conhecimento profundo sobre materiais e tecnologias de produção amigas do ambiente.

O novo curso combina o vasto conhecimento científico existente no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (DCTT) com preocupações relacionadas com a preservação do ambiente, avança a UBI em comunicado, adiantando que são múltiplas as competências que se propõe a dar aos alunos.

“É preciso formar profissionais que tenham um conhecimento profundo de materiais têxteis sustentáveis e de tecnologias de produção alternativas, mais amigas do ambiente e menos consumidoras de recursos”, Nuno Belino, presidente do DCTT.

Temas como a capacidade de desenvolvimento de produtos moda (tecidos, malhas e vestuário) incorporando os princípios da sustentabilidade e da economia circular, ou competências para gestão integrada do planeamento, produção ou controlo de qualidade e capacidade de procura e seleção de produção, estão no centro da formação.

A nova licenciatura foca-se ainda na atribuição de competências na área da simulação e desenvolvimento de produto 3D, que serão exploradas com recurso a ferramentas digitais como Modaris 3D, CLO3D, Browzwear, Daz 3D e Vizoo. “Iniciamos este caminho da digitalização há 10 anos mas só há cinco é que as empresas começaram a investir”, completa Madalena Pereira, vice-presidente do DCTT.

“Temos que estar ainda mais próximos da indústria, é também para isso que o ensino superior público existe. Recrutamos novos docentes com experiência na Indústria Têxtil e Vestuário, estamos a renovar tecnologia, e para o final desta licenciatura criamos o Projeto de Produto de Moda Sustentável. Queremos que a indústria colabore nestes projetos, colocando-nos desafios para os nossos alunos”, reforça a docente.

A UBI esclarece ainda que este 1.º Ciclo estará disponível para os candidatos ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) e “propõe dar resposta às necessidades atuais das empresas da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV), através da formação de profissionais técnicos altamente qualificados, capazes de dialogarem com os comerciais, os designers e os elementos das secções produtivas”.

Partilhar