20 fevereiro 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Giatex está a avançar na circularidade da indústria têxtil

Liderado pela Estamparia Adalberto e aproveitando o PRR, o consórcio Giatex pretende reduzir a utilização de água na indústria têxtil em 40%. “Queremos conseguir que a utilização da água no sector têxtil se torne circular”, disse Mário Jorge Machado, administrador da Adalberto e também presidente da ATP.

A indústria têxtil tem uma utilização de perto de 40 milhões de litros de água por dia e a redução de 40% de uso de água no sector pretende não só “deixar menos água para tratar em termos de circularidade” – o que causa poupança económica –, mas também tornar a água mais disponível para outro tipo de atividades, refere em declarações à agência Lusa.

“Um dos componentes muito importantes deste projeto vai ser a invenção de novas membranas que possam fazer a diferença nestes processos de filtração de água”, recorrendo também à sensorização e monitorização dos fluxos hídricos, mencionando também a parte da biologia, componente “importante na degradação dos materiais”, revelou Mário Jorge Machado. Com uma tecnologia que pode ter “aplicação doméstica”, os processos de sensorização estarão “ligados a algoritmos que vão permitir fazer uma aprendizagem”, para entender se “já não são necessários novos processos com mais água”, acrescentou.

“O grande objetivo é que esta circularidade permita sustentabilidade em termos da água, mas também em termos da sustentabilidade económica, porque sem a sustentabilidade económica o projeto não é viável de implementação em larga escala”, explicou. A implementação deste projeto de mais de 20 milhões de euros, que faz parte das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do PRR, coloca “desafios técnicos e tecnológicos muito grandes.

Para além da líder Estamparia Adalberto, Riopele, Enkrott, Somelos e JF Almeida fazem parte deste projeto, bem como 12 pequenas e médias empresas (PME) e as Universidades do Minho, Porto e Beira Interior e os institutos INEGI, INESC TEC ou CITEVE.

Partilhar