08 setembro 22
Vestuário

T

TV francesa mostra como a nossa têxtil está a bombar

Em televisão, cinco minutos são uma eternidade. Mas foi essa atenção extraordinária que por estes dias o mais importante canal francês concedeu à ITV portuguesa. Uma reportagem na TF1, o canal público de França, para mostrar porque é que o têxtil português está hoje a dar cartas.

Intitulada “Porquoi le ‘made in Portugal’ cartone?”, ou seja, o objetivo é mostrar como o fabrico de vestuário em Portugal está hoje a dar cartas, ou a bombar. No lançamento da reportagem o apresentador explica que há hoje três palavras mágicas que os consumidores procuram nas etiquetas: Made in Portugal. E por isso partiram à procura da explicação.

A reporter explica que é a norte do Porto, “no vale do têxtil”, que está o segredo que explica que nos últimos tempos as encomendas não parem de crescer para um sector fabril que “esteve ameaçado pelo desaparecimento com a concorrência asiática”. A diferença fundamental está na reorganização e modernização num sector que é agora “capaz de fornecer de forma integrada desde o tecido às peças finais, passando pela conceção dos modelos”.

É isso que atrai cada vez mais jovens marcas e criadores, com um deles a atestar a “fiabilidade, qualidade da produção e, sobretudo, uma grande proximidade com a França, que poupa no transporte e evita que os materiais tenham que atravessar o planeta”. A par disto, “um savoir-faire e uma capacidade de resposta e de reação que são excecionais”.

Com destaque gráfico, a reportagem enfatiza que “em apenas seis semanas se produz uma coleção em Portugal”, comparando com os “seis meses, no mínimo, na China”. Uma performance que resulta “da mudança fundamental” operada pela ITV portuguesa que apostou decisivamente na tecnologia, modernização e digitalização.

Veja aqui a reportagem da TF1.

Partilhar