25 janeiro 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Tintex e AEP apoiam projeto educacional em Esposende

A Tintex e a AEP estão envolvidas no ‘Blue Project’, um plano integrado para a sustentabilidade alimentar lançado pelo município de Esposende e que procura educar para a sustentabilidade e promover a mudança de atitudes e comportamentos – com o recurso à experiência de diversos sectores da atividade económica.

Tendo por base uma candidatura apresentada ao Programa Crescimento Azul, este projeto tem como objetivos a criação de produtos inovadores, nomeadamente na área têxtil, a possibilidade de registo de patentes e outros mecanismos de propriedade intelectual que possam vir a surgir no âmbito do trabalho científico realizado e da sua transferência para o contexto industrial, bem como o desenvolvimento de processos de tecnologia alimentar inovadores e mais sustentáveis, nomeadamente no que se refere a métodos de conservação.

Neste contexto, para além do promotor Guimarpeixe – que integra a componente industrial na área da tecnologia alimentar –, o ‘Blue Project’ envolve ainda entidades como a Tintex que, na área têxtil, potenciará o aproveitamento de resíduos no fabrico de materiais têxteis. A Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo também estão presentes, continuando uma parceria com o município nas áreas do desenvolvimento científico e da transferência direta de conhecimento e sua aplicabilidade.

Para além das entidades nacionais, está também envolvida no projeto a Matis, um organismo público da Islândia que aposta conhecimentos específicos nas áreas da segurança alimentar e da saúde pública.

O projeto foi apresentado publicamente no Centro de Educação Ambiental e contou com a presença da vice-presidente Alexandra Roeger, a que se seguiu um debate sobre os temas envolvidos que contou, entre outros, com a participação de Pedro Silva, da Tintex, e de Paulo Vaz, administrador da Associação Empresarial de Portugal.

Partilhar