10 janeiro 23
Feiras

Maria Monteiro

Têxtil português mostra novidades à London Textile Fair

Arranca hoje, 10 de janeiro, a London Textile Fair, que leva até à capital britânica 13 empresas portuguesas. Albano Morgado, 6Dias Têxteis, Fitecom, Lemar, LMA, Magma Têxtil, MGL-TMG, Troficolor e Vilarinho, são as empresas da comitiva ‘From Portugal’, às quais se juntam Adalberto, Paulo de Oliveira, Penteadora e Bloomati by Caverma.

Repetente nas suas participações nesta feira, a Lemar volta à Business Design Center – Islington por considerar “um mercado tradicionalmente muito forte” e representativo no universo de clientes da empresa, explica Flávio Dias, responsável pelo mercado do Reino Unido. “Estaremos muito focados na expansão das gamas de tecidos que produzimos de raiz com fibras sustentáveis ou recicladas e sempre certificadas, nomeadamente com a introdução de mais referências produzidas com poliamida reciclada Qnova e com a apresentação em primeira mão de tecidos feitos com novas fibras Evo, Biocare, By Nature e Qcycle”, acrescentou Flávio Dias.

A Troficolor, também expositor habitual, vai apresentar a coleção SS24, com a qual pretende transmitir diversidade e intemporalidade. Para esta estação destaca a sua gama de artigos TencelTM, leves e fluídos, com excelente capacidade de regulação térmica. “Os nossos artigos linho/hemp são frescos e versáteis”, explica Ana Magalhães, Export Sales manager.

A Adalberto também está de volta ao mercado britânico para apresentar a coleção primavera-verão 2024, mas com uma abordagem mais ampla do seu portfolio de produtos. Apresentará “uma série de soluções têxteis como técnicas de estamparia, acabamentos especiais, maior ênfase em artigos lisos, além da nossa coleção de estampados”, explica Tâmara Martins, gerente de contas da empresa e acrescenta ainda que “tem em vista reforçar a nossa imagem e ampliar a nossa participação no mercado britânico.”

Quanto às novidades a apresentar em Londres, a 6Dias Têxteis irá apresentar tecidos com fibras sustentáveis: algodões orgânicos, reciclados, tencel, ecovero, bem como misturas com bambu e acabamentos easycare.

Com um especial enfoque na nova gama Re.Born – sob o lema de reuse, reduce/rethink – acompanhando aquilo que tem sido a sua aposta na mistura de fibras nobres e naturais como a lã, algodão e linho com fibras recicladas, a Penteadora volta a Londres com o que tem de mais atual.

Quanto à Fitecom, João Carvalho, CEO da empresa, revela que “vamos fazer uma aposta forte em combinação de linhos com lãs frias, linhos strech à trama e com baixa gramagem”.

A participação das empresas portuguesas PME na The London Textile Fair é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto ‘From Portugal’, no âmbito da candidatura apresentada projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.

Partilhar